Siga o OTD

Manoel Messias dos Santos Júnior

Vittoria Lopes – triatlo feminino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Fortaleza/CE
Idade: 24 anos (19/11/1996)
Altura: 1,78m
Peso: 67kg
Pan: 1 (Lima-2019)

PAN

– Lima-2019 (revezamento misto)
– Lima-2019 (individual masculino)

Uma das revelações do triatlo masculino, Manoel Messias é o único triatleta gomem que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ DATAS, FAVORITOS E CHANCES DO BRASIL: SAIBA TUDO SOBRE O TRIATLO NOS JOGOS OLÍMPICOS

Em Tóquio, o 36º colocado no ranking mundial terá a companhia de Luisa Baptista e Vittoria Lopes no feminino.

Do projeto social ao título mundial júnior

Cearense nascido na capital Fortaleza, Manoel Messias conheceu o triatlo através de um projeto social da federação de triatlo cearense (Fetrice). Quem encabeçava o projeto à época era Juracy Moreira, representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008.

Com um talento nato, não demorou muito a obter sucesso. Quando tinha apenas 16 anos, terminou na terceira colocação a Etapa de Coquimbo, na Bolívia, do Campeonato Sul-Americano Júnior de Triatlo. No ano seguinte, venceu a etapa de Salinas, no Equador, e, em seguida, a etapa Dallas do Campeonato Pan-Americano.  De quebra, se sagrou campeão brasileiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em 2015, quando completou 19 anos, Messias se tornou campeão mundial júnior de triatlo. Um feito inédito que poucas feras do circuito mundial conseguiram realizar.

Seus bons resultados lhe renderam um convite irrecusável. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) chamou-o para integrar o projeto intitulado Vivência Olímpica, que convida alguns esportistas entre 15 e 24 anos, apontados com um grande potencial, para terem a chance de conhecer os ambientes que fazem uma Olimpíada, como a Vila Olímpica e os locais de competição, além dos principais atletas do planeta.

Messias foi o selecionado do triatlo e pode acompanhar as competições da modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

Manoel Messias - triatlo masculino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Manoel Messias, um dos grandes destaques do triatlo masculino do Brasil (arquivo)

Mudança para São Paulo e grande ano em 2019

A fim de aprimorar suas habilidades, Manoel Messias se mudou para a cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, para treinar com a equipe do SESI-SP. Lá, tem como companheira Luisa Baptista. Messias fez bonito no Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia. Foi ouro no individual e também por equipes. Uma amostra dos resultados históricos que conseguiria no ano seguinte.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Manoel-Messias-Kauê-Willy-Luísa-Baptista-triatlo-jogos-sul-americanos.jpg
Manoel Messias foi ouro e Kauê Willy bronze no Sul-Americanos de Cochabamba (Divulgação)

No Campeonato Pan-americano de Triathlon 2019, realizado na cidade de Monterrey, no México, Manoel Messias e Luisa Baptista conquistaram a medalha de ouro por equipes ao lado de Vittoria Lopes e Kauê Willy e conseguiram o direito de participar dos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

No país sul-americano, Manoel Messias obteve ótimo desempenho. Levou a medalha de prata na disputa individual e ouro por equipes. Alguns meses mais tarde, Manoel retornou à capital peruana para conquistar a medalha de ouro na Copa do Mundo de Triatlo.

Vittoria Lopes, Luisa Baptista, Kauê Willy e Manoel Messias levam o ouro no revezamento misto do Pan-Americano de Lima 2019
Vittoria Lopes, Luisa Baptista, Kauê Willy e Manoel Messias levam o ouro no revezamento misto do Pan-Americano de Lima 2019 (Reprodução/Instagram)

Subindo no ranking pós pandemia

Em 2020, iniciou o ano olímpico vencendo a 29ª edição do Triathlon de Santos mostrando que estava no caminho certo para a Olimpíada. A pandemia, no entanto, atrapalhou os planos do triatleta cearense. Ao mesmo tempo, deu mais espaço para desenvolver nas três modalidades, principalmente a natação, considerada por ele mesmo como a mais fraca dentre as três.

A estratégia deu resultado. Até a pausa gerada pela pandemia, Messias ocupava a 45ª posição no ranking. Desde a volta, subiu para o 36º lugar.

No Campeonato Mundial de Triatlo, realizado em setembro do ano passado, Messias não foi bem e terminou na 45ª colocação. Na prova por equipes mista, terminou em 13º lugar ao lado de Luisa Baptista, Miguel Hidalgo e Vittória Lopes.

Fechou a participação em 2020 na Etapa da Copa do Mundo de Triatlo de Valência, na Espanha, com uma boa 10ª colocação, sendo foi o único atleta não europeu a ficar entre os 10 primeiros colocados.

Em 2021

Manoel Messias competiu pouco em torneios internacionais em 2021.

Uma frustração ocorreu logo no mês de maio. Na competição por equipes mista, novidade do calendário olímpico, o Brasil teve de abandonar a prova por conta de um problema no zíper da roupa de Manoel Hidalgo e ficou sem a vaga para a Olimpíada.

Pouco depois, uma grande conquista. Na tradicional etapa de Huatulco da Copa do Mundo de triatlo, no México, Manoel Messias ficou com a medalha de prata. De quebra, confirmou sua classificação para o triatlo masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, já que não poderia ser alcançado no ranking.

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
Prova masculina x Manoel MessiasJogos Olímpicos - triatlo2020
Prova masculina x Manoel MessiasEtapa de Huatulco da Copa do Mundo de triatlo2021
Prova masculina x Manoel MessiasEtapa de Valencia da Copa do Mundo de triatlo2020
Prova masculina x Manoel MessiasEtapa de Karlovy Vary da Copa do Mundo de triatlo2020
Prova masculina x Manoel MessiasMundial de triatlo2020
Prova masculina x Manoel MessiasEtapa de Santo Domingo da Copa do Mundo de triatlo2019
Prova masculina x Manoel MessiasEtapa de Lima da Copa do Mundo de triatlo2019
Elite masculina x Manoel MessiasEtapa de Tongyeong da Copa do Mundo de triatlo2019
Prova masculina - Manoel MessiasEtapa de Banyoles da Copa do Mundo de triatlo2019
Elite masculina x Manoel MessiasEtapa de Lausanne da Copa do Mundo de triatlo2019
Masculino x Manoel MessiasEvento-Teste de triatlo - Tóquio 20202019
Masculino - Manoel MessiasJogos Pan-Americanos - Triatlo2019
Prova masculina x Manoel MessiasEtapa de Montreal da Série Mundial de triatlo2019
Prova masculina x Manoel MessiasEtapa de Huatulco da Copa do Mundo de triatlo2019
Sub-23 masculino x Manoel MessiasPan-Americano de triatlo2019
Prova Masculina x Manoel MessiasEtapa de Bermuda da Série Mundial de Triatlo2019
Elite Masculino x Manoel MessiasGrande Final do Circuito Mundial de triatlo2018