Siga o OTD

Mateus Daniel Adão de Sá

Mateus de Sá – atletismo – salto triplo – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Dracena/SP
Idade: 25 anos (21/11/1995)
Altura: 1,84m
Peso: 80kg
Clube: Esporte Clube Pinheiros/SP

Mateus Daniel Adão de Sá, mais conhecido como Mateus de Sá, é atleta do Esporte Clube Pinheiros e representará o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, nas provas do salto triplo.

+ SAIBA TUDO SOBRE O ATLETISMO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

A perda do pai

Mateus de Sá e o restante da família tiveram de enfrentar um grande trauma há cerca de três anos. A perda do pai João Felício, vítima de complicações geradas por uma pneumonia, naturalmente mexeu com o jovem. Grande mentor do filho, também foi atleta e competia a nível regional. Ali surgiu o amor do garoto pela modalidade.

Nascido em Dracena, no interior de São Paulo, o representante olímpico do Brasil precisou passar um período em sua cidade natal para se recuperar após o choque, como contou o ‘ge’ à época. Naquele momento, Mateus tinha competições de peso para disputar. O ciclo olímpico estava aberto, Tóquio 2020 era um sonho e um objetivo. E foi cumprido, mesmo que com um pouco de atraso.

+ CONFIRA TODOS OS DETALHES DO SALTO TRIPLO MASCULINO

Classificação para Tóquio 2020

O representante brasileiro no salto triplo masculino dos Jogos Olímpicos assegurou a classificação já em 2021. Na verdade, a poucos dias do início do evento, para ser mais exato. Ao lado de Lucas da Conceição Vilar, foi chamado depois do ramanejamento de vagas provomido pela World Athletics, maior entidade do atletismo ao redor do planeta.

Mateus de Sá - atletismo - salto triplo - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Mateus de Sá embarcou para Tóquio e realizará o sonho dele e o do pai. Há três anos, perdeu quem o incentivou na modalidade (Foto: Instagram/@mateusdaniel21)

Na ocasião, o paulista de 25 anos contou com a desistência de Alexis Copello, cubano que defende o Azerbaijão. Mateus de Sá aproveitou a chance e herdou a posição, já que anotou 1212 pontos ao longo de toda a corrida olímpica. A estreia do salto triplo na capital japonesa está marcada para o dia 2 de agosto, semana final da Olimpíada.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em 2021

Mateus de Sá participou de diversas competições no ano. Entrou na pista para torneios nacionais e internacionais realizados em São Paulo, como o Meeting de Brança Paulista já na reta final da preparação visando o Tóquio.

Fora do país, esteve em um torneio na Argentina em março, sem contar o Campeonato Sul-Americano em maio, com sede no Equador. Lá, ele fechou a prova com a quinta colocação, saltando 16.03. Confira todas as marcas do atleta na temporada 2021 clicando aqui!

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
Salto triplo masculino x Mateus de SáCampeonato Sul-Americano de atletismo2021