Siga o OTD

Leonardo Vial Terçariol (Ferrugem)

Ferrugem – seleção brasileira de handebol masculino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. São Bernardo do Campo/SP
Idade: 33 anos (14/09/1987)
Altura: 1,94m
Peso: 97kg
Clube: Logroño/Espanha
Olimpíada: 1 ( Rio-2016)
Pan: 1 (Lima-2019)

PAN
-Lima-2019

Principal responsável pela virada histórica no pré-olímpico que garantiu o Brasil na Olimpíada, Leonardo Vial Terçariol, mais conhecido como Ferrugem, é o goleiro da seleção brasileira de handebol masculino, e que defenderá a meta nacional nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol MASCULINO em Tóquio 2020

Um fruto do B do ABC

Nascido em São Bernardo do Campo, cidade localizada na Grande São Paulo, Leonardo Terçariol só é conhecido pelo nome e sobrenome na Europa, onde atua desde 2014. No Brasil, desde antes de começar no handebol, seus amigos o chamam de Ferrugem, ator ícone de sardas e muito popular nos anos 1980.

Começou praticando o esporte na escola e logo viu que queria seguir o caminho profissional, algo que não agradou o seu pai.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

Em São Bernardo, local onde o handebol é muito tradicional, Ferrugem fez história e toda a sua carreira profissional. Com a Metodista, venceu a Liga Nacional em 2006 e ainda foi vice-campeão em 2008, 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014.

Com a seleção brasileira, levou o Campeonato Pan-Americano de handebol nos anos de 2006, 2007 e 2012. Como a concorrência era forte com Maik e Bombom, Ferrugem não teve oportunidades de defender o Brasil nos Campeonatos Mundiais adultos nem nos Jogos Olímpicos de 2008 e 2016, ainda que tivesse totais condições para isso.

Ida à Europa e afirmação na Espanha

Sua primeira experiência no continente onde o handebol impera foi na Noruega. Atuando pelo Follik, Ferrugem foi bem na única temporada em que esteve por lá.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol FEMININO em Tóquio 2020

Na sequência, trocou o país nórdico pela Espanha, onde se afirmou e permanece com destaque até hoje. A primeira equipe foi o Cuenca. Ferrugem se adaptou bem e terminou o Campeonato Espanhol em 11º e 6º lugar, com um aproveitamento de defesas superior a 30% nos dois anos.

Suas atuações lhe renderam uma boa proposta do Cherbourg HB, da França, onde esteve na temporada 2017/18. Leo Vias, como é chamado na Espanha, retornou para as terras espanholas para defender o Benidorm, cidade litorânea próximo a Valência. Em pouco tempo, se tornou uma das principais figuras do time.

Ferrugem - Leonardo Terçariol - seleção brasileira de handebol masculino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Goleiro Ferrugem e a equipe do Benidorm não puderam sair da Espanha e estão eliminados da Liga Europei de handebol (facebook/clubbalonmanobenidorm)

Finalmente com a Seleção

As atuações de Ferrugem com o Benidorm chamaram a atenção e o goleiro finalmente fez sua estreia em grandes competições com a camisa da seleção brasileira de handebol masculino. No Mundial de 2019, disputado na Alemanha e na Dinamarca, foi um destaques do time que conseguiu um inédito nono lugar.

Mais tarde, a primeira grande medalha, ainda que não a mais desejada. Ferrugem integrou o elenco que ficou com o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A derrota na semifinal para o Chile, no entanto, impossibilitou a conquista da vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que teria sido alcançada em caso do título continental. O troco no Chile veio com juros e correção monetária mais tarde e Ferrugem foi o principal responsável por isso.

Em 2021

Ferrugem teve boa temporada com o Benidorm. No Campeonato Espanhol, teve uma efetividade de 30%, defendendo 215 dos 708 arremessos lançados contra a sua meta. Na Liga Europa, o Benidorm acabou eliminado precocemente da Liga Europa por conta de um surto de Covid-19, ainda que não tenha tido nenhum jogador infectado.

O coronavírus também foi cruel com Leonardo Terçariol. Em janeiro, o atleta foi um dos cinco membros da seleção que testou positivo e foi impedido de defender a meta brasileira na campanha no Egito. Na ocasião, o Brasil terminou em 18º lugar. Ferrugem se recuperou e não teve sintomas graves.

O melhor momento da vida de Ferrugem com a seleção brasileira veio no Pré-Olímpico de Montenegro, em março. Na partida contra o Chile, o algoz do Pan de Lima manteve enorme vantagem até o momento do intervalo, quando vencia por 17 a 11. A partir daí, o goleiro ruivo fechou o gol e foi fundamental na virada que garantiu o país na Olimpíada

Em junho, Ferrugem foi anunciado como o novo goleiro do La Rioja, time que nas últimas três temporadas terminou na terceira colocação do Campeonato Espanhol. Ele substituirá o companheiro de seleção Rangel Rosa e terá a companhia dos xarás Léo Dutra e Léo Almeida.

A confirmação de que será um dos dois goleiros da seleção brasileira de handebol veio em julho.

viagra