Siga o OTD

Keirin feminino

Keirin feminino nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Calendário do Keirin feminino em Tóquio-2020

O Brasil no Keirin feminino nos Jogos Olímpicos

O Brasil nunca participou da prova nos Jogos Olímpicos.

As favoritas do Keirin feminino em Tóquio-2020

Keirin feminino Lee Wai Sze
Campeã mundial em 2019, Lee Wai Sze, de Hong Kong, está entre as favoritas no Keirn feminino em Tóquio (Reprodução)

Lee Wai Sze, de Hong Kong, venceu esta prova no Mundial de 2019, assim como o sprint individual. Bronze em Londres-2012, ela tem dezenas de medalhas em campeonato asiáticos e Jogos Asiáticos, 8 medalhas em Mundiais, além de muitas outras em etapas da Copa do Mundo. É uma das melhores chances de medalha de seu país em Tóquio.

As australianas Stephanie Morton e Kaarle McCulloch também são fortes candidatas ao pódio. Morton foi campeã paralímpica em Londres-2012 no 1km contrarrelógio como piloto-guia da ciclista Felicity Johnson e levou três ouros nos Jogos da Comunidade Britânica em 2018. Em Mundiaism foi bronze em 2020 e tem três pratas no sprint. McCulloch foi quatro vezes campeã mundial no sprint por equipes e de 2018 para cá tem tido bons resultados em provas individuais.

Já a alemã Emma Hinze foi o grande no nome do Mundial de 2020, competindo em casa, em Berlim. Ela venceu três ouros nas três provas olímpicas de velocidade conquistados com apenas 22 anos e pode surpreender em Tóquio.

Também vale ficar de olho nas russas Anatasia Voynova e Daria Shmeleva, ambas prata no sprint por equipes no Rio-2016, na francesa Mathilde Gross, bicampeã europeia e na belga Nicky Degrendele, campeã mundial em 2018.

Histórico do Keirin feminino nos Jogos Olímpicos

Apesar da Keirin tem entrado no programa olímpico em Sydney-2000, as mulheres só competiram nesta prova a partir de Londres-2012. As mulheres também demoraram para competir em Mundiais. Enquanto os homens disputam a Keirin desde 1980, as mulheres só estrearam em 2002.

Competindo em casa, a primeira campeã olímpica da prova foi a britânica Victoria Pendleton. Ela disparou faltando duas voltas e segurou o ataque da chinesa Guo Shuang numa prova perfeita da britânica.

Keirin Elis Ligtlee
A holandesa Elis Ligtlee levou o ouro no keirin feminino na Rio-2016 (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Já no Rio-2016, a vitória ficou com a holandesa Elis Ligtlee, que deixou as favoritas pra trás. Apesar de nunca ter subido ao pódio de um Mundial nesta prova, Ligtlee era bicampeã europeia e foi pra frente do pelotão na última volta da decisão. A britânica Becky James e a australiana Anna Meares atacaram na meia volta final, mas não conseguiram ultrapassá-la e ficaram com a prata e bronze, respectivamente.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Medalhistas do Keirin feminino nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Londres 2012Vicki PendletonGBRGuo ShuangCHNSarah LeeHKG
Rio 2016Elis LigtleeNEDBecky JamesGBRAnna MearesAUS

Quadro de medalhas do Keirin feminino nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Grã-Bretanha1102
Holanda1001
China0101
Austrália0011
Hong Kong0011