Siga o OTD

Peso médio feminino 67kg

Peso médio feminino 67kg – Taekwondo – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 

 

Chances do Brasil no peso médio feminino 67kg nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Ouro no Pan de Lima, Milena Titoneli tem boas chances de conquistar uma medalha em Tóquio (Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)

A paulistana Milena Titoneli será a primeira representante do Brasil no peso médio feminino 67kg em Jogos Olímpicos. Medalhista de bronze no último Campeonato Mundial de taekwondo disputado na cidade de Manchester (ING), em 2019, a brasileira chega a Tóquio como uma das maiores chances de conquistar uma medalha olímpica.

Aos 22 anos, Milena é ainda a primeira atleta brasileira do taekwondo a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, em Lima-2019, feito não alcançado nem mesmo por Natália Falavigna.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para os Jogos

A garota que entrou no taekwondo aos 13 anos para praticar um esporte porque, segundo sua mãe, estava engordando, tem boas chances de sair da próxima Olimpíada com a segunda medalha brasileira na modalidade.

O Brasil no peso médio feminino 67kg dos Jogos Olímpicos

Na história das Olimpíadas, o Brasil não teve até agora nenhuma representante no peso médio feminino 67kg do taekwondo.

Histórico do peso médio feminino 67kg nos Jogos Olímpicos

Presente desde a primeira edição do taekwondo em Jogos Olímpicos, a categoria peso médio feminino 67kg tem como principal força a Coreia do Sul, que conquistou quatro das cinco medalhas de ouro disputadas até hoje. É a categoria mais dominante para o país asiático. O único país que conseguiu quebrar o domínio sul-coreano foi a China na edição de Atenas-2004.

A primeira campeã olímpica foi a sul-coreana Lee Sun-hee em Sydney-2000, que bateu na final a norueguesa Trude Gundersen por 6 a 3. A primeira medalha de bronze foi para a japonesa Yoriko Okamoto.

Luo Wei, da China, é até hoje a única taekwondista a vencer a categoria 67 kg que não é sul-coreana. A chinesa, campeã mundial em 2003, venceu três lutas e se credenciou para a final dos Jogos de Atenas-2004, quando bateu a grega Elisavet Mystakidou por 7 a 6 e conquistou aquela que até hoje é a única medalha chinesa na categoria. O bronze ficou com uma jovem sul-coreana de apenas 18 anos chamada Hwang Kyung-seon, que começava a traçar uma das carreiras mais vitoriosas da história do esporte.

A chinesa Luo Wei foi a única atleta fora da Coreia do Sul a ganhar um ouro olímpico no peso médio 57kg (Reprodução)

Hwang Kyung-seon se tornaria nas duas edições seguintes a primeira bicampeã olímpica no peso médio. Em Pequim-2008 o ouro veio contra a canadense Karine Sergerie, que surpreendeu ao chegar na final. Vitória da sul-coreana por 2 a 1. Os bronzes ficaram com a francesa Gwladys Épangue, que tem em seu currículo cinco medalhas mundiais nas mais diversas categorias, e a croata Sandra Saric. O segundo ouro de Hwang Kyung-seon veio em Londres-2012, batendo na final a turca Nur Tatar por um placar elástico de 12 a 5. As medalhas de bronze ficaram com a americana Paige McPherson, e a alemã Helena Fromm.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A atual campeã olímpica é a sul-coreana Oh Hye-ri, que chegou na Rio-2016 como uma das favoritas. O ouro foi conquistado contra a francesa Haby Niaré. Ruth Gbagbi, da Costa do Marfim, conquistou uma das medalhas de bronze em disputa, se tornando a primeira mulher de seu país a conquistar uma medalha olímpica. A outra medalha ficou com Nur Tatar, que voltava ao pódio quatro anos depois da prata conquistada em Londres-2012.

Medalhistas do peso médio feminino 67kg nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Sydney-2000Lee Seon-HuiKORTrude GundersenNORYoriko OkamotoJPN
Atenas-2004Luo WeiCHNElli MystakidouGREHwang Gyeong-SeonKOR
Pequim-2008Hwang Gyeong-SeonKORKarine SergerieCANGwladys Épangue
Sandra Šarić
FRA
CRO
Londres-2012Hwang Gyeong-SeonKORNur TatarTURPaige McPherson
Helena Fromm
USA
GER
Rio-2016Oh Hye-RiKORHaby NiaréFRANur Tatar
Ruth Gbagbi
TUR
CIV

Quadro de medalhas geral do peso médio feminino 67kg nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Coreia do Sul4015
China1001
França0112
Peru0112
Canadá0101
Grécia0101
Noruega0101
Croácia0011
Costa do Marfim0011
Alemanha0011
Japão0011
Estados Unidos0011