Siga o OTD

Alexsandro do Nascimento de Melo

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:.Londrina/PR
Idade: 25 anos (25/09/1995)
Altura: 1,79m
Peso: 58kg
Clube: Orcampi (Campinas)
Olimpíada: 0
Pan: 2 (Toronto-2015, Lima-2019)

Alexsandro Melo, mais conhecido no atletismo como Bolt, será um dos representantes brasileiros na prova do salto triplo dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Saiba TUDO sobre o salto triplo masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O paranaense Alexsandro Melo começou no esporte pelo futsal. Depois, quando decidiu largar a bola, iniciou no atletismo pelas provas de velocidade, mas o destaque não veio por elas. Após tentar por algum tempo as pistas, foi na caixa de areia que o atleta chamou a atenção. Hoje, o “Bolt”, como é conhecido no mundo da modalidade, é um dos grandes nomes no salto em distância e no salto triplo no país. 

Aos 24 anos, Alexsandro Melo começou a ter resultados expressivos em 2015, ano em que conseguiu participar dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em que terminou em 14º no salto em distância, e de seu primeiro Campeonato Mundial de Atletismo, em Pequim, na China.

Resultados ruins e índice olímpico

Depois de 2015, Alexsandro Melo teve alguns anos de baixa e só conseguiu retomar os bons resultados em 2018, quando foi medalha de bronze no salto em distância nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba na Bolívia. Em 2019, o brasileiro representou o país na Universíade, na Itália, e voltou com mais uma medalha de bronze, agora no salto triplo. 

No mesmo ano, Alexsandro Melo disputou pela segunda vez uma edição de Jogos Pan-Americanos, em Lima. Na competição, o saltador brasileiro esteve presente no salto em distância, que foi o quarto colocado, e no salto triplo, onde foi oitavo. Já no Mundial de atletismo de 2019, realizado em Doha, Alexsandro não conseguiu repetir o desempenho e acabou eliminado na qualificatória, ficando na 27ª posição geral. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Alexsandro Melo conquistou o índice olímpico no para os Jogos de Tóquio no salto triplo em julho de 2019, no Meeting de Sotteville, na França, com 17,20 m (2,0). No entanto, ainda antes do prazo de obtenção das marcas mínimas, o saltador chegou a registrar 17,31 m (0,4) em Cochabamba, em abril.

Alexsandro Melo Bolt Atletismo Medalha Olímpica salto triplo Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Alexandro Melo, o Bolt, em prova do salto triplo masculino (Ricardo Bufolin/CBAt)

Resultados no ciclo

Resultados

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
Salto em distância masculino x Alexsandro MeloCampeonato Sul-Americano de atletismo2021