Siga o OTD

Nathasha Rosa Figueiredo Campião

Nathasha Rosa – levantamento de peso- +109kg – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Nova Iguaçu /RJ
Idade: 25 anos (16/01/1996)
Altura: 1,64m
Peso: 49kgs
Olimpíada: 0
Pan: 0

Nathasha Rosa é uma atleta do levantamento de peso que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na categoria até 49 kg feminino.

+ Tabela, chances de Nathasha, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre a categoria -87kg em Tóquio 2020

A atleta foi do inferno ao céu em 2021 após perder a vaga por doping e reverter a suspensão. Com isso, será a única representante do levantamento de peso no Japão ao lado de Jaqueline Ferreira.

Coisa de família

Carioca de Nova Iguaçu, Nathasha Rosa sempre teve um histórico esportivo. A atleta começou no atletismo, mas em 2012 entrou para o levantamento de peso e não saiu mais.

+RECEBA NOTÍCIAS NO NOSSO CANAL NO TELEGRAM OU PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP

O levantamento de peso é bastante presente na família de Nathasha Rosa. Sua irmã, Emily Rosa, começou no esportes graças a Nathasha, que a levou para fazer um teste no clube em que atuava. A prima, Tainara Figueiredo, também compete na modalidade já foi vice-campeã sul-americano, este ano, no Peru.

Bom ano em 2019

Tóquio Natasha Rosa levantamento de peso
Natasha Rosa competindo na categoria até 49 kg do Pan de Lima em 2019 (divulgação)

Em 2019, a atleta quebrou quatro recordes brasileiros na categoria até 49kg. Nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019, a carioca somou 176 kg no arranco e arremesso, ficando apenas um quilo atrás da marca da terceira colocada.

Poucos meses depois, no Mundial de Levantamento de pesos, a carioca levantou um total de 178kg (83 no arranco e 95 no arremesso) e finalizou com a 12ª colocação geral.

Durante a pandemia, a atleta improvisou um centro de treinamentos em sua casa e seguiu treinando e evoluindo. Os resultados começaram a aparecer em 2021.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

No Campeonato Pan-Americano de Levantamento de Pesos, disputado no Parque Deportivo Del Este, em Santo Domingo, na República Dominicana, Nathasha Rosa fez 83kg no primeiro exercício, e somou 178kg entre arranco e arremesso, ficando com a medalha de prata e dando um grande passo para conseguir a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, através do ranking olímpico.

Nathasha Rosa - levantamento de peso - Olimpíada de Tóquio 2020
Jaqueline na disputa do Pan em 2019; atleta irá para a sua terceira Olimpíada (arquivo)

Do inferno ao céu em 2021

Em maio, um grande choque. A Federação Internacional de Levantamento de Pesos (IWF) informou a suspensão preventiva de Nathasha Rosa, em razão de um teste antidoping com resultado analítico adverso realizado pela Agência Internacional de Testagem (ITA), no dia 31 de março de 2021, fora do período de competições.

O comunicado dizia que foram encontradas na amostra coletada as substâncias hidroclorotiazida e cloraminofenamida, enquadradas no grupo S5, de diuréticos e agentes mascarantes.

Natasha Rosa solicitou a contraprova, que seria julgada pela própria ITA, cabendo ainda recurso para a Corte Arbitral do Esporte (CAS). Mas, naquele momento, ela estava provisoriamente proibida de competir e, provavelmente, não poderia participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

No dia 5 de julho, A atleta conseguiu uma liminar que levantou a sua suspensão provisório advertida pela Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) por conta de um resultado analítico adverso. Desse modo, a atleta foi inscrita para disputar a Olimpíada do Japão.