Siga o OTD

Maurício Luiz de Souza

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Iturama/MG
Idade: 32 anos (29/09/1988))
Altura: 2,13m
Peso: 105kg
Clube: Minas Tênis Clube (Belo Horizonte/MG)
Olimpíada: 1 (Rio-2016)
Pan: 2 (Guadalajara-2011, Toronto-2015)

OLIMPÍADA
– Rio-2016

MUNDIAL
Itália/Bulgária-2018

PAN
– Guadalajara-2011
– Toronto-2015

Maurício Souza é um meio-de-rede brasileiro campeão olímpico vice-campeão mundial que defenderá mais uma vez a seleção brasileira de vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, favoritos, datas, chances do Brasil e mais; Confira TUDO sobre vôlei masculino em Tóquio 2020

Maurício é o central titular do time comandado por Renan Dal Zoto e chegará à Olimpíada formando um belo paredão ao lado de Lucão, ex-companheiro de Taubaté.

Um em 34 mil

Nascido em Iturama, pequena cidade mineira com população de pouco mais de 34 mil habitantes, Maurício Souza foi descoberto na praça de sua cidade pelo professor de educação física Wigne Silva Costa quando tinha 14 anos. Depois de mais de um ano se preparando, Maurício começou a jogar e se destacar nas equipes de base nas cidades da região. 

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Depois de passagens por times de São José do Rio Preto, Lucas do Rio Verde e Mauá, Maurício Souza assinou com a Ulbra/Suzano/Uptime, na temporada de 2007/2008, e conquistou o título do Paulista adulto e juvenil, ouro nos Jogos Regionais de São Paulo e também nos Jogos Abertos do Interior de São Paulo. 

Ainda em 2007, Maurício Souza foi convocado para a seleção brasileira de novos e conquistou a medalha de ouro no Mundial Juvenil. Em 2011, o central fez parte da time brasileiro que conquistou o título dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em seu primeiro campeonato com equipe nacional adulta. 

Maurício Souza - seleção brasileira de vôlei - Olimpíada de Tóquio 2020
FIVB

Evoluindo até o ponto máximo

Desde então, Maurício Souza é nome frequente nas convocações do Brasil para as competições, tendo participados das conquistas de um Sul-Americano e uma Copa dos Campeões em 2013, quatro medalhas de prata na Liga Mundial de vôlei e uma prata em Jogos Pan-Americanos, em 2015. 

O central rodou por alguns clubes e conquistou uma série de títulos. Dentre eles, destacam-se os conquistados em sua passagem pela Turquia na temporada 2013/14. Maurício foi campeão da Champions League de Vôlei 2013/14, do Campeonato Turco e da Copa da Turquia – duas vezes com o Ankara.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O ponto alto da carreira de Maurício ocorreu há cinco anos, nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, O jogador sofreu com um problema de lesão durante a competição, mas foi importante para a conquista de mais uma medalha de ouro para o Brasil.

Em 2018, Maurício estreou em um Campeonato Mundial masculino adulto. Assim como vem acontecendo desde 2002, o Brasil conseguiu se classificar para mais uma decisão e terminou com a medalha de prata.

Após a Rio 2016, teve passagem pelo SESI-RJ antes de retornar ao Taubaté, onde atuou por duas temporadas e foi bicampeão da Superliga masculina. O central seguiu evoluindo e aprimorou ainda mais os seus bloqueios e é peça fundamental da seleção.

Maurício Souza - seleção brasileira de vôlei masculino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Olimpíada - meio-de-rede
Maurício Souza (no centro) bloqueando com a camisa do Taubaté(Renato Antunes/Maxx Sports)

Em 2021

O central vive um grande ano em 2021.

Maurício Souza disputou a última temporada pelo Taubaté e foi novamente campeão nacional. Vive o melhor momento da carreira. Foi o maior bloqueador do campeonato nacional com 88 bloques e ainda foi eleito o meio-de-rede titular do time dos sonhos da temporada. Pouco depois, se despediu do Taubaté e anunciou transferência para o Minas Tênis Clube.

+ Tabela, favoritos, datas, chances do Brasil e mais; Confira TUDO sobre vôlei FEMININO em Tóquio 2020

Na sequência, Maurício Souza se juntou à seleção brasileira de vôlei masculino para a disputa e brilhou. Eleito o melhor bloqueador do torneio, foi fundamental na conquista inédito título do torneio contra a Polônia.

Confira o perfil de TODOS os jogadores que representarão o Brasil em Tóquio

Levantadores:
Bruninho (Modena/Itália)
Cachopa (Sada Cruzeiro)

Opostos:
Wallace  (Sada Cruzeiro)
Allan (Kuzbass Kemerovo/Rússia)

Ponteiros:
Leal (Modena/Itália)
Lucarelli (Trentino/Itália)
Douglas Souza (Taubaté)
Maurício Borges (Vibo Valentia/Itália)

Centrais:
Maurício Souza (Minas)
Lucão (Campinas)
Isac (Sada Cruzeiro)

Líbero:
Thales (Taubaté)