Siga o OTD

Giovanni Vianna Galera

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Santo André/SP
Idade: 20 anos (26/01/2001)
Altura: 1,80m
Peso: 68kg

Giovanni Vianna é um atleta que representará o Brasil no street masculino do skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Favoritos, datas e chances de Giovanni Vianna e mais; Confira tudo sobre o street masculino em Tóquio

Além de GIovanni Vianna, a equipe brasileira do street masculino no Japão contará com Felipe Gustavo e Kelvin Hoefler.

Skate como estilo de vida

Nascido em Santo André, no ABC Paulista, Giovanni Vianna vive uma ascensão meteórica no skate. Com o objeto fazendo parte da sua vida desde que tinha dois anos de idade e contando com o incentivo do pai, que sempre que possível levava o jovem para as competições, Foguinho, como é conhecido por conta do cabelo ruivo, percebeu cedo que levava jeito para a coisa e tinha a chance de se profissionalizar no esporte.

skate Tóquio street
Giovanni Vianna tem apenas 20 anos e disputará a sua primeira olimpíada (Gaston Francisco/Red Bull)

Apaixonado em realizar manobras na rua, o atleta foi se destacando rapidamente em grandes proporções por conta do desempenho nas competições e também nos vídeos que gravava com os amigos, que contribuíram muito para que o nome de Giovanni Vianna cada vez mais ganhasse mais espaço na cena do skate brasileiro.

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas do skate na Olimpíada de Tóquio 2020

O bom retrospecto no Brasil e a boa fama fez com que o atleta fosse convocado para representar o Brasil pela primeira nos X games, uma das competições mais tradicionais quando se fala de esportes radicais, em 2018, em Minneapolis, nos EUA.

E a estreia foi em grande estilo. Com duas voltas muito ousadas e agressivas, Giovanni Vianna surpreendeu a todos e fechou a segunda tentativa com um belo halfcab smith e conquistou a medalha de ouro na competição.

Mudança de patamar

Na temporada seguinte, Giovanni Vianna fez questão de deixar claro que o resultado obtido no ano anterior não foi um acaso, mas sim uma pequena amostra do que estava por vir.

Em sua estreia em uma etapa de Street League, no evento de Los Angeles, o skatista conquistou a sua classificação através das eliminatórias globais como wild card, avançou por 3 fases no evento principal e finalizou o evento na quarta colocação.

skate Tóquio street
Giovanni Vianna se tornou profissional apenas no final do ano passado (Gaston Francisco/Red Bull)

Os grandes resultados internacionais geraram novas oportunidades para o jovem atleta. Contando com o patrocínio e o suporte de grandes marcadas do cenário, o atleta passou a morar na Califórnia, nos Estados Unidos, a partir de 2019, visando melhorar a sua preparação para as grandes competições.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

No entanto, a profissionalização no esporte veio mesmo apenas no final de 2020. Em novembro do ano passado, Giovanni Vianna foi anunciado como novo representante da marca Primitive, criada e administrada por um dos maiores nomes da história da modalidade, o norte-americano Paul Rodriguez.

Em 2021

Ausente de boa parte da temporada por conta de uma lesão no joelho, Giovanni Viana garantiu a sua vaga para a estreia do skate nos Jogos Olímpicos ao chegar à semifinal no Mundial de Street, em Roma, na Itália.

Disputado no mês de junho, o atleta conquistou a 18ª colocação na semifinal, resultado que lhe rendeu pontos suficientes para garantir o brasileiro como um dos três representantes do Brasil na modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.