Siga o OTD

Douglas Luiz Soares de Paulo

Douglas Luiz – futebol masculino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Rio de Janeiro/RJ
Idade: 23 anos (09/05/1998)
Altura: 1,78m
Clube: Aston Villa/ING

Douglas Luiz Soares de Paulo, mais conhecido como Douglas Luiz, é meio-campista do Aston Villa, da Inglaterra, e representará a seleção brasileira de futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ CONFIRA TUDO SOBRE O FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

Peneira no Vasco e início da carreira em São Januário

Entre 2013 e 2016, Douglas Luiz marcou presença nas categorias de base do Vasco da Gama. Hoje sendo nome importante do Aston Villa, da Premier League, o volante não esquece de suas origens em Nova Holanda, comunidade da Zona Norte do Rio de Janeiro. Foi aprovado em uma peneira realizada em Itaguaí, município carioca, ao superar os concorrentes de posição. A trajetória começava ali.

Campeão carioca sub-17 com apenas 15 anos, se destacou a passou a ser observado com bons olhos pelo clube. Também participou da Copa São Paulo de Futebol Júnior, maior competição do país na categoria. A chegada ao time profissional estava cada vez mais próxima.

Douglas Luiz - futebol masculino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Revelado pelo Vasco, Douglas Luiz representará a seleção olímpica masculina de futebol no Japão (Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em 2016, enquanto o Cruzmaltino disputava a Série B do Campeonato Brasileiro, o meio-campista, então com 18 anos, recebeu a oportunidade de estrear, entrando na etapa final da partida contra o Tupi. Apesar da pouca idade, Douglas evoluiu rapidamente e virou homem de confiança da equipe.

O interesse do exterior era grande. Tanto que o atleta teve pouco tempo para mostrar a sua qualidade nos gramados pelo Brasil. Ajudou a equipe no retorno à primeira divisão e disputou o Estadual do ano seguinte, com direito ao título da Taça Rio, deixando o Vasco logo na sequência, no início do Brasileirão. Ao todo, foram 39 jogos e cinco gols marcados.

Problemas vividos no City e experiência nas principais ligas da Europa

Vendido ao Manchester City em julho de 2017, Douglas Luiz não conseguiu entrar em campo em partidas oficiais pelo time. O brasileiro não teve o visto de trabalho aprovado pela Federação Inglesa, o obrigando a ser emprestado para algum clube de outro país.

A frustração inicial rapidamente foi substituída por um novo caminho a ser seguido. Passou duas temporadas defendendo as cores do Girona, da Espanha, situação que trouxe experiência e maturidade para a sequência da carreira em solo europeu.

+ CONFIRA TUDO SOBRE AS PARTIDAS DA SELEÇÃO MASCULINA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

Ao provar o seu valor nas 29 partidas em que atuou, estava na hora de voltar à Inglaterra. Em 2019, o Aston Villa desembolsou cerca de 15 milhões de libras (R$ 71 milhões na cotação da época e R$ 105 milhões na cotação atual) para contar com os serviços do meio-campista. Para não ficar no prejuízo, o City colocou uma cláusula de recompra no contrato, pensando em ter um substituto imediato caso Fernandinho se aposente ou deixe o elenco em breve.

Experiências na seleção brasileira

Com André Jardine, ele participou da campanha brasileira durante o ciclo visando a Olimpíada de 2020. Primeiro, foi campeão e melhor jogador no Torneio de Toulon, na França. Mais tarde, apesar da segunda colocação, assegurou a classificação do país para o maior evento do esporte mundial. O Brasil terminou invicto, mas ficou atrás da Argentina na pontuação durante a disputa do Pré-Olímpico.

Douglas Luiz - futebol masculino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Hoje no Aston Villa, Douglas Luiz fez sua estreia na seleção principal em 2019. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Ainda em 2019, Douglas recebeu a primeira chance na seleção brasileira principal. No dia 19 de novembro, veio ao gramado no segundo tempo, entrando na vaga de Arthur na vitória por 3 a 0 sobre a Coreia do Sul, nos Emirados Árabes. A partir dali, virou um nome constante no time titular de Tite. Até aqui, disputou cinco (quatro como titular) dos seis duelo válidos pelas Eliminatórias para a Copa do Catar, no final de 2022.

Em 2021

Pelo clube de Birmingham, a segunda maior cidade do Reino Unido, ele já completou 76 compromissos (34 na última temporada) e colocou outras três bolas na rede. A sequência e o bom rendimento no Aston Villa chamam a atenção. A expectativa é de que Douglas Luiz seja um dos principais nomes brasileiros em um futuro próximo.

Douglas Luiz - futebol masculino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Douglas Luiz em ação na Premier League com a camisa do Aston Villa, da Inglaterra. (Foto: Divulgação/Aston Villa)

Em uma liga competitiva, o jogador registra desempenho interessante. Neste ano foi chamado por Tite entre os nomes escolhidos para a participação na Copa América, em casa. O Brasil avançou até a decisão, mas caiu para a Argentina no Maracanã: 1 a 0. Pouco antes, figurou na lista de André Jardine para a seleção olímpica, sendo uma das principais referências técnicas do time.