Siga o OTD

Eduardo Katsuhiro Barbosa

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Registro/SP
Idade: 29 anos (11/05/1987)
Altura: 1,74kg
Peso: 73kg
Clube: Paineiras (SP)
Pan: 0
Olimpíada: 0

MUNDIAL
– Budapeste-2018 e Tóquio-2019 (equipes mistas)
Budapeste-2021 (equipes mistas)

Um dos dois Eduardos da seleção brasileira masculina, Eduardo Barbosa é uma atleta do judô da categoria peso leve (-73g masculino) e que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Essa será a sua primeira participação em Olimpíada.

+ Favoritos, datas, chances de Eduardo e mais; Confira tudo sobre a categoria -73kg masculino

De uma ‘cidade brasileira’ no Japão

O judô sempre esteve presente na vida do paulista Eduardo Katsuhiro Barbosa, de 28 anos. A começar pelo fato de passar a infância e adolescência vivendo no Japão, onde a arte marcial, que é a modalidade que mais deu medalhas para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos, foi criada.

+ Confira TUDO sobre TODAS as categorias do judô na Olimpíada de Tóquio 2020

De Registro, pequena cidade do interior paulista, a família de Eduardo se mudou para Hamamatsu, uma das cidades mais “brasileiras” do país. Foi ali que aos seis anos de idade o atleta teve primeiro contato com treinos no judô, muito inclusive por influencia do pai, o sensei Edson Barbosa e de sua irmã mais velha, Danielli Yuri Barbosa, atleta de altíssimo nível e que tem no currículo a prata nos Jogos Pan Americanos de 2007 e a participação nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, onde Eduardo assistiu da arquibancada e agora se inspira e almeja voltar como competidor.

Medalhas mundiais

Do retorno ao Brasil, aos 17 anos, para as primeiras convocações com a seleção brasileira não demorou tanto. Aos 21 anos já era campeão brasileiro Sub-23 e menos de dois meses depois conquistava sua primeira medalha no circuito mundial adulto, bronze no tradicional Grand Prix de Qingdao, na China.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em uma das categorias mais disputadas do Brasil, a leve (para atletas com até 73 quilos), Eduardo Barbosa se destacou principalmente pelo título pan-americano no peso, conquistado no Panamá em 2017, o que o levou a convocação para o campeonato mundial de 2017 em Budapeste, o seu primeiro da carreira, onde foi convocado para compor a seleção brasileira na competição por equipes, nova disputa olímpica a estrear em Tóquio 2020.

No torneio em terras húngaras, a primeira medalha, prata com o time nacional em revés para os japoneses, sempre favoritos em qualquer competição que entrem.

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

A temporada de 2019 marcou uma nova convocação para a seleção brasileira e de novo para a competição por equipes do Mundial de Tóquio, onde dessa vez a equipe nacional foi medalhista de bronze. No torneio, Eduardo Barbosa foi importantíssimo para a equipe brasileira, onde ao vencer o alemão Anthony Zingg, por duas vezes, ajudou o time do Brasil a avançar da primeira fase e por fim conquistar a terceira colocação.

Eduardo Barbosa - Judô - peso leve - -73kg masculino Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Eduardo Katsuhiro Barbosa, o representante do Brasil na categoria leve (-73kg masculino) na Olimpíada de Tóquio (Mayorova Marina/IJF)

Em 2021

Eduardo Barbosa não obteve grandes resultados em 2021 na categoria -73kg. Das dez lutas que fez no ano, venceu apenas uma.

Suas participações no World Masters em Doha e nos Grand Slams de Tel Aviv, Tashkent e Kazan terminaram com derrotas logo na primeira luta.

No Mundial de Budapeste, na Hungria, em junho, o último teste antes dos Jogos Olímpicos, Eduardo foi melhor e avançou até as oitavas de final antes de cair.

Apesar disso, o judoca doi novamente fundamental para a equipe mista brasileira. Eduardo teve participação na conquista da medalha de bronze no último dia de competições.

A confirmação de que Eduardo Katsuhiro Barbosa seria o representante da categoria leve masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio veio na metade de junho.

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
73 kg x Eduardo Katsuhiro (BRA)Jogos Olímpicos - Judô2020
73 kg x Eduardo Katsuhiro (BRA)Mundial de Judô2021
73 kg - Eduardo Katsuhiro (BRA)Grand Slam de Kazan de judô2021
73kg - Eduardo Katsuhiro (BRA)Grand Slam de Tashkent2021
73 kg - Eduardo Katsuhiro (BRA)Grand Slam de Tel Aviv de judô2021
81 kg - Eduardo Katsuhiro (BRA)World Masters de Judô2021
73kg x Eduardo Katsuhiro (BRA)Campeonato Pan-Americano de judô2020
Eduardo Katsuhiro (BRA) x Erdenebayar Batzaya (MGL)Grand Slam de Budapeste de judô2020
73kg x Eduardo Katsuhiro (BRA)Grand Slam de Dusseldorf de judô2020
73kg x Eduardo Katsuhiro (BRA)Aberto Europeu de Oberwart2020
Eduardo Katsuhiro (BRA) x Nils Stump (SUI)Grand Prix de Tel Aviv de judô - oitavas2020
Eduardo Katsuhiro (BRA) x Alonso Wong (PER)Grand Prix de Tel Aviv de judô – 2ª rodada2020
Eduardo Katsuhiro (BRA) x Anthony Zingg (ALE)Grand Prix de Tel Aviv de judô – 1ª rodada2020
73kg - Eduardo Katsuhiro (BRA)Grand Slam de Osaka de judô2019
73kg x Eduardo Katsuhiro (BRA)Aberto da Oceania de judô2019
Judô – 73kg - Eduardo Katsuhiro (BRA)Jogos Mundiais Militares2019
73kg x Eduardo Katsuhiro (BRA)Grand Prix de Montreal de judô2019