Siga o OTD

Lívia Martins Horácio Ventura

Lívia Ventura – seleção brasileira de handebol feminino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: São Paulo/SP
Idade: 34 anos (10/01/1987)
Altura: 1,70m
Peso: 62kg
Clube: Madeira/Portugal
Olimpíada: 0
Pan: 0

Lívia Martins Horácio Ventura, também conhecida como Lívia Ventura Bitolo, é uma experiente pivô da seleção brasileira feminina de handebol que participará de sua primeira edição olímpica nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol feminino em Tóquio 2020

Com sua longa experiência e grande força física, será importante na rotação com Tamires Morena na seleção brasileira comandada pelo técnico Jorge Dueñas.

Cria de São Bernardo e ida a Europa

Nascida em São Paulo, Lívia Ventura fez sua carreira em São Bernardo do Campo. Com o tradicional time da Metodista, ela se sagrou penta-campeã nacional, apareceu no cenário nacional e chamou a atenção dos grandes clubes europeus.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Não tardou muito para que a jogadora aterrizasse na Europa. Por três anos, Lívia Ventura, à época conhecida apenas como Lívia Horácio, jogou as temporadas de 2010/11 e 2011/12 pelo Le Havre, ficando duas vezes em sexto lugar. No ano seguinte, foi para o Fleury Loiret, onde conquistou o vice-campeonato francês.

O sonho de ser mãe

Uma lesão fez a pivô retornar ao Brasil em 2013. No ano seguinte, voltou a defender as cores do São Bernardo. Pela equipe do ABC, faturou mais dois títulos nacionais e ainda levou um vice-campeonato.

Já casada, Lívia Ventura começou a alimentar o sonho de ser mãe. Em 2017, começou a fazer um curso de marketing até que em junho, descobriu que estava grávida.

Alguns meses após o nascimento da filha, retornou ao São Bernardo para continuar a carreira. Com sua eterna equipe, chegou novamente às finais da Liga Nacional por duas vezes, acabando entanto com o vice-campeoanto.

Após as boas atuações, recebeu uma proposta para voltar a jogar na Europa. Desde setembro de 2020, a pivô defende o Madeira, o maior campeão nacional com 14 títulos.

Lívia Ventura - seleção feminina de handebol - Olimpíada de Tóquio 2020

Em 2021

O retorno ao velho continente foi produtivo para Lívia Ventura. A atleta teve boa temporada de estreia pelo Madeira e ajudou a equipe a se sagrar campeã portuguesa pela primeira vez desde a temporada 2017/18.

Com a seleção brasileira de handebol feminino, participou em abril do torneio amistoso na Croácia que tinha as donas da casa, a seleção feminina e a atual campeã mundial Holanda. Na ocasião, o Brasil venceu bem a Holanda e perdeu para a Croácia no fim, ficando com o segundo lugar.

Em julho, nos amistosos da seleção feminina preparatórios para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, atuou bem e foi convocada para fazer sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

viagra