Siga o OTD

Quatro Sem feminino

Chances do Brasil

Para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Brasil não terá nenhum representante no Quatro Sem feminino . O remo terá apenas um atletas: Lucas Verthein que garantiu a classificação ao vencer o Single Skiff masculino na Regata Continental de Qualificação Olímpica do remo, disputada em março de 2021 no Rio de Janeiro.

Em todas as outras 13 categorias do remo em Tóquio, o Brasil não terá nenhum representante.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para a Olimpíada

Favoritas no Quatro Sem feminino

A equipe australiana foi a mais constante durante o ciclo olímpico de Tóquio e desembarca na capital japonesa como a principal candidata a medalha de ouro. O quarteto formado por Olympia Aldersey, Katrina Werry, Sarah Hawe e Lucy Stephan é o atual campeão mundial, título conquistado em 2019. Em 2017, o barco também se sagrou campeão mundial, mas tinha Molly Goodman em sua formação no lugar de Olympia Aldersey, assim como quando o país conquistou a prata no mundial de 2018. Assim, o barco australiano é o candidato a ser batido no retorno dessa categoria aos Jogos Olímpicos.

O único país que bateu a Austrália em mundiais nesse ciclo foram os Estados Unidos. Em 2018, as estadunidenses derrotaram as australianas por quase dois segundos de vantagem, se colocando como um dos países mais fortes no Quatro Sem feminino. Naquela ocasião, o barco das americanas era composto por Madeleine Wanamaker, Erin Boxberger, Molly Bruggeman e Erin Reelick. Já na última edição, em 2019, o quarteto estadunidense competiu com algumas alterações. Saíram Erin Boxberger e Erin Reelick e entraram Victoria Opitz e Caryn Davis e o país acabou na sexta colocação. O barco estadunidense também foi finalista do mundial de 2017 com outra formação.

As neerlandesas e as dinamarquesas também chegarão aos Jogos Olímpicos bem cotadas ao pódio. Enquanto o barco dos Países Baixos foi vice-campeão mundial de 2019 e quinto colocado em 2017, o barco da Dinamarca foi medalhista de bronze em 2019 e quarto colocado em 2018.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Sea Forest Waterway Jogos Olímpicos Tóquio 2020
(Twitter/@Tokyo2020 )

Histórico do Quatro Sem feminino nos Jogos Olímpicos

O Quatro Sem feminino foi disputado apenas uma vez em Jogos Olímpicos. O barco marcou presença na edição de Barcelona-1992 e logo depois saiu do programa olímpico, retornando agora para as Olimpíadas de Tóquio. Naquela ocasião a medalha de ouro foi conquistada pelas canadenses Kirsten Barnes, Jessica Monroe, Brenda Taylor e Kay Worthington, que desbancaram o quarteto estadunidense por apenas um segundo. A medalha de bronze ficou com a Alemanha, deixando para trás o barco chinês.

O Brasil não esteve presente em 1992 e também não conseguiu classificar o barco para os Jogos de Tóquio.

Medalhistas – Quatro Sem feminino – Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Barcelona-1992CanadáEstados UnidosAlemanha

Quadro de medalhas – Quatro Sem feminino – Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Canadá1001
Estados Unidos0101
Alemanha0011