Siga o OTD

Edival Marques Quirino Pontes (Netinho)

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. João Pessoa/PB
Idade: 23 anos (11/10/1997)
Altura: 1,80m
Peso: 69kg
Pan: 1 (Lima-2019)
Olimpíada: 0

PAN
– Lima-2019 (até 69kg)

Edival Pontes, mais conhecido como Netinho, é uma dos atletas do taekwondo que representará o Brasil na categoria peso pena masculino (até 69kg) nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Netinho foi o primeiro atleta da modalidade a se garantir na Olimpíada.

+ Favoritos, datas, chances de Netinho e mais; Confira tudo sobre o peso pena masculino em Tóquio

Um hiperativo que chutava bem

Nascido na capital da Paraíba, Edival Marques Quirino Pontes, o Netinho, era uma criança bastante hiperativa. Seus pais buscaram no esporte uma maneira de entretê-lo. Filho de zagueiro, o paraibano quase foi para o futebol, mas graças ao pai de um amigo, experimentou o taekwondo e gostou.

Netinho foi colocado pelo pai em uma escolinha de futebol, mas quando um novo amigo da rua em que morava o convidou para jogar videogame tudo mudou. Lá, o pai desse colega, que era mestre de taekwondo, o convidou para uma aula experimental. O garoto de sete anos adorou a modalidade, não pensou duas vezes em largar o futebol e seguiu evoluindo, tanto é que cinco anos depois se tornou campeão brasileiro entre os juniores.

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas do taekwondo na Olimpíada de Tóquio 2020

Pleiteando a seleção brasileira de base, Netinho bateu na trave duas vezes seguidas na seletiva. Frustrado, ele pensou em desistir do taekwondo, mas seu pai entrou em ação e levou o filho para treinar em Brasília, onde o garoto foi acolhido por Guilherme Dias, atleta que, na época, era uma das revelações da modalidade, porém preferiu deixar o esporte precocemente depois. Aos 15 anos, Netinho, enfim, conseguiu ir para a seleção brasileira.

Edival Pontes, o Netinho. (Julio Detefon)

Decepção, mudança e volta por cima

Campeão de várias competições importantes no Júnior e Juvenil, entre elas os Jogos Olímpicos da Juventude, Netinho alimentou esperanças de ir às Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas não conseguiu a vaga.

A decepção gerou uma mudança de rumo na carreira, uma vez que ele deixou a categoria até 63 kg e foi lutar entre os atletas do peso pena masculino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Após disputar os Mundiais de 2017 e 2019, mas não passar das primeiras fases, Netinho conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Em março de 2020, Edival Pontes conseguiu a sonhada vaga para as Olimpíadas de Tóquio através do Pré-Olímpico das Américas, disputado na Costa Rica. Sexto do ranking olímpico na categoria até 68 kg, o paraibano acredita que pode medalhar no Japão.

Netinho Edival Pontes taekwondo Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 peso pena
Netinho foi ouro no Pan de Lima-2019 na categoria peso pena masculino (Jonne Roriz/BOB)

Em 2021

Primeiro atleta brasileiro do taekwondo a garantir lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o lutador paraibano ficou mais de um ano sem lutar em uma competição oficial. Durante o ano passado, o atleta passou por uma cirurgia de desvio de septo e treinou muito ao lado de sua noiva Talisca Reis.

O retorno ocorreu no Aberto de Sófia, na Bulgária, na categoria até 68kg. Netinho acabou caindo cedo na categoria até 68kg, mas considerou positiva sua volta aos tatames.

“A gente foi pra Sérvia treinar. Aproveitamos e fomos pra esse Open da Bulgária. Foi bom e foi ruim ao mesmo tempo. Eu acabei perdendo de 14 a 13 para um alemão, mas pelo menos voltei a ter ritmo. Você treina e treina no dia a dia, mas o clima da competição é totalmente outro,” contou Netinho em live no TIkTok com o Olimpíada Todo Dia.

Após o tour na Europa, Netinho esteve nos Estados Unidos para outra sessão de treinos ao lado dos companheiros de seleção.

O atleta voltaria a competir antes de estrear nos Jogos Olímpicos de Tóquio no Pan-Americano de taekwondo, mas sentiu uma lesão e foi poupado pela comissão técnica. Netinho está bem e confirmado para a Olimpíada

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
68 kg - Hakan Recber (TUR) x Edival Pontes (BRA)Jogos Olímpicos - Taekwondo2020
74 kg x Edival Pontes (BRA)Pan-Americano de taekwondo2021
68 kg x Edival Pontes (BRA)Aberto de Sofia de taekwondo2021
Masculino até 68kg - Edival Pontes (BRA)Pré-Olímpico de taekwondo2020
74kg x Edival Pontes (BRA)Aberto de Fujairah de taekwondo2020
68kg x Edival Pontes (BRA)Grand Prix Final de taekwondo2019
74kg x Edival Pontes (BRA)President’s Cup de taekwondo2019
68kg x Edival Pontes (BRA)Grand Prix de Chiba de taekwondo2019
74kg x Edival Pontes (BRA)Costa Rica Open de taekwondo2019
Edival Pontes (BRA) x Bernardo Pie (DOM)Jogos Pan-Americanos - Taekwondo2019
Ignacio Morales (CHL) x Edival Pontes (BRA)Jogos Pan-Americanos - Taekwondo2019
Juan Soto (CRC) x Edival Pontes (BRA)Jogos Pan-Americanos - Taekwondo2019
68kg masculino x Edival Pontes (BRA)Grand Prix de Roma de taekwondo2019
68kg x Edival PontesMundial de taekwondo2019
-68kg: Oitavas de Final x Edival PontesGrand Prix de Fujairah de taekwondo2018
-68kg masculino x Edival PontesGrand Prix de Moscou de taekwondo2018