Siga o OTD

Duplas masculinas

O badminton brasileiro não terá representantes nas duplas masculinas do badminton, somente atletas no individual de cada naipe. Fabiana Silva conquistou sua vaga via ranking mundial e disputará sua primeira edição de Jogos Olímpicos. Além dela, Ygor Coelho competirá em Tóquio 2020, sua segunda participação olímpica.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para a Olimpíada

Favoritos nas duplas masculinas

A China vem atrás de seu tricampeonato. Para isso aposta na dupla formada por Li Junhui e Liu Yuchen, que fechou o ranking mundial (18 de maio de 2021) na terceira posição. Os chineses foram campeões no Mundial de 2018 e bronze no de 2019.

Na liderança do ranking mundial estão Marcus Fernaldi Gideon e Kevin Sanjaya Sukamuljo, da Indonésia. Eles ainda não despontaram em mundiais, mas desde 2018 faturaram 17 títulos do World Tour e foram eleitos duas vezes os melhores do mundo.

Mohammad Ahsan e Hendra Setiawan, também da Indonésia, estiveram na Rio-2016, mas foram eliminados de cara. Cinco anos depois, eles retornam como a 2ª dupla do ranking mundial, com o título do Mundial de 2019 e uma bagagem cheia de títulos. Juntos, são três títulos mundiais. Sendo que Hendra Setiawan é tetracampeão.

O Japão, que nunca sequer conquistou uma medalha nas duplas masculinas, vai com duas duplas para Tóquio. Hiroyuki Endo e Yuta Watanabe são a quarta dupla do ranking e venceram o Campeonato Asiático em 2019. Takeshi Kamura e Keigo Sonoda estão no quinto lugar do ranking mundial e foram bronze no Mundial de 2017 e prata no de 2018.

Do pódio da Rio-2016, apenas os britânicos Marcus Ellis e Chris Langridge podem repetir a dose na Olimpíada de Tóquio. Isso porque foram bronze há cinco anos no Rio de Janeiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Histórico das duplas masculinas nos Jogos Olímpicos

Apenas Dinamarca (prata Londres-2012) e Grã-Bretanha (bronze na Rio-2016) conseguiram medalhar nas duplas masculinas do badminton em edições olímpicas. Todas as outras 20 medalhas desde Barcelona-1992 foram para países asiáticos.

A Indonésia é país com mais títulos, com três medalhas de ouro. Mas a Coreia do Sul possui sete medalhas no total, sendo duas de ouro. A China também tem duas conquistas e vai tentar o tri na Olimpíada de Tóquio.

Individualmente, apenas o chinês Fu Haifeng tem duas medalhas de ouro e uma de prata em quatro participações. A primeira dourada foi conquistada em Londres-2012 e em parceria com Cai Yun. Já o segundo ouro veio na Rio-2016, com o parceiro Zhang Nan.

Makuhari Messe Hall wrestling jogos olímpicos tóquio
Makuhari Messe Hall, Chiba (Reprodução/olympics.com)

Medalhistas – duplas masculinas – Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Barcelona-1992Coreia do SulIndonésiaChina
Malásia
Atlanta-1996IndonésiaMalásiaIndonésia
Sydney-2000IndonésiaCoreia do SulCoreia do Sul
Atenas-2004Coreia do SulCoreia do SulIndonésia
Pequim-2008IndonésiaChinaCoreia do Sul
Londres-2012ChinaDinamarcaCoreia do Sul
Rio-2016ChinaMalásiaGrã-Bretanha

Quadro de medalhas – duplas masculinas – Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Indonésia3126
Coreia do Sul2237
China2114
Malásia0213
Dinamarca0101
Grã-Bretanha0011
viagra