Siga o OTD

Rúgbi sevens masculino

Rúgbi sevens masculino – Rúgbi – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 

DISPUTA DO 11.º LUGAR

DISPUTA DO 9.º LUGAR

DISPUTA DO 7.º LUGAR

DISPUTA DO 5.º LUGAR

DISPUTA DO 3.º LUGAR

Chances do Brasil no rúgbi sevens masculino nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

O Brasil não conseguiu classificar a seleção masculina de rúgbi sevens para os Jogos de Tóquio-2020.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para os Jogos

O Brasil no rúgbi sevens masculino dos Jogos Olímpicos

Brasil rugbi sevens masculino Rio 2016
Lance da partida entre Brasil e Argentina, pelo torneio de rúgbi sevens masculino na Rio-2016 (Wikipedia/Jonas de Carvalho)

O rúgbi sevens estreou em Jogos Olímpicos em 2016 no Rio de Janeiro, e o Brasil, por ser o país-sede, teve o direito de disputar a competição masculina. Os Tupis, como são apelidados, caíram em um grupo com a favorita Fiji, Estados Unidos e Argentina, onde acabaram perdendo as três partidas. Deslocado para as disputas do nono lugar geral, o Brasil voltou a perder, agora para os Estados Unidos por 24 a 12. Em sua última partida derrota para o Quênia por 24 a 0, terminando na 12ª e última colocação.

Favoritos do rúgbi sevens masculino nos Jogos de Tóquio-2020

Os All Blacks, apelido da seleção masculina de rúgbi da Nova Zelândia, chegam como os grandes favoritos ao ouro da modalidade em Tóquio. Campeões da Copa do Mundo de 2018 de rúgbi sevens, os neozelandeses são ainda os atuais campeões da Série Mundial de Rúgbi Sevens, além de terem sido medalhistas de bronze em outras duas edições do evento no ciclo.

Atuais campeões olímpicos, a equipe de Fiji não tem mais o favoritismo de outros anos, mas ainda é uma forte equipe e deverá ser considerada na briga pelo ouro em Tóquio. O país ficou entre os três primeiros colocados nas quatro edições da Série Mundial disputadas neste atual ciclo olímpico, tendo sido campeão na edição de 2018-2019. Na Copa do Mundo de rúgbi sevens a seleção de Ilhas Fiji acabou sendo derrotada na semifinal pela Nova Zelândia por 22 a 17 e depois foi derrotada novamente pela África do Sul na disputa do bronze por 24 a 19.

Por falar em África do Sul, os atuais medalhistas de bronze nas Olimpíadas também aparecem bem cotados ao pódio olímpico. Também medalhista na Copa do Mundo de 2018, os sul-africanos venceram as duas primeiras edições do ciclo olímpico da Série Mundial, foram quarto colocados em 2018-2019 e foram vice-campeões da última temporada, disputada entre 2019-2020.

Nova Zelândia rúgbi sevens masculino
A seleção da Nova Zelândia, conhecida como “All Blacks”, é a grande favorita ao ouro no rúgbi sevens masculino (Divulgação/World Rugby)

Embora durante o ciclo os países que formam a Grã-Bretanha compitam de forma separada, nos Jogos Olímpicos o país será um só, integrado por atletas das quatro nações. Durante o ciclo a Inglaterra foi vice-campeã da Copa do Mundo de 2018, perdendo apenas na final para a forte equipe da Nova Zelândia.

Na Série Mundial a Inglaterra foi a quinta colocada nas últimas três edições do evento. Enquanto isso, a Escócia avançou até as quartas de final da Copa do Mundo. Com todos os atletas de Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales reunidos, a equipe britânica se torna ainda mais forte e um nome provável para aparecer no pódio olímpico.

Histórico do rúgbi sevens masculino nos Jogos Olímpicos

O rúgbi masculino já esteve presente em Jogos Olímpicos, mas na versão com 15 atletas, o chamado rúgbi union. Já o rúgbi sevens entrou no programa olímpico apenas na última edição, disputada no Rio de Janeiro em 2016. As Ilhas Fiji desembarcaram no Rio como um dos países a serem batidos e acabaram confirmando o favoritismo.

No mesmo grupo do Brasil, os fijianos venceram todas as suas partidas nessa fase, incluindo aí a vitória por 40 a 12 contra os brasileiros. Nas quartas de final a equipe de Ilhas Fiji enfrentou uma outra potência da modalidade, a Austrália, vencendo por 14 a 7.

Fiji rúgbi sevens masculino
O primeiro ouro olímpico no rúgbi sevens masculino foi conquistado por Fiji na Rio-2016 (Reprodução)

Na semifinal, os representantes da Oceania venceram por 20 a 5 a equipe japonesa, e na grande final bateu a Grã-Bretanha por 43 a 7. Assim, Fiji conquistava a sua primeira medalha de ouro da história em Olimpíadas e também se tornava a primeira equipe campeã do rúgbi sevens nos Jogos. Na disputa do bronze, a África do Sul levou a melhor sobre o Japão.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Os medalhistas do rúgbi sevens masculino nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Rio 2016FijiGrã BretanhaÁfrica do Sul

Quadro de medalhas do rúgbi sevens masculino nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Fiji1001
Grã Bretanha0101
África do Sul0011

viagra