Siga o OTD

Yndiara Asp

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Florianópolis/SC
Idade: 23 anos (19/10/1997)
Altura:
Peso:
Pan: 0
Olimpíada: 0

Jovem talento, Yndiara Asp, carinhosamente conhecida como Ynd, é uma atleta do skate que, assim como a modalidade, fará sua estreia olímpica na modalidade park nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Na Olimpíada do Japão, será acompanhada das amigas Dora Varella e Isadora Pacheco.

+ Favoritos, datas e chances de Ynd; Confira tudo sobre o park feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Skate natalino

A relação de Yndiara Asp com o skate começou quando ela era ainda uma criança. Natural de Florianópolis, Santa Catarina, a menina de sete anos acompanhava os amigos brincando de skate na rua e pediu um de Natal para seu pai. O que era apenas uma brincadeira, virou paixão e carreira.

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas do skate na Olimpíada de Tóquio 2020

Começou a andar de skate de fato aos 15 anos, quando foi convidada por amigos para ir a uma pista. Aprendeu a “dropar” (termo usado pelos skatistas para dizer “descer a pista”), e logo participou de sua primeira competição, na inauguração de um bowl de um amigo da escola. E com apenas três meses de skate, Yndiara venceu seu primeiro campeonato, o Tigela Sk8club.

Daí em diante, Yndiara não parou mais. Em 2016, aos 18 anos, participou pela primeira vez no Vans Park Series, o circuito mundial de skate, e ficou entre as 10 melhores do mundo. Na final, disputada na Suécia, terminou em sexto.

As conquistas

Dois anos depois, Yndiara já estava vencendo campeonatos ao redor do mundo, entre eles o Red Bull Bowl Ripper, em Marselha, na França, ao lado do seu ídolo Pedro Barros. Também venceu as etapas de Sapiranga e de Florianópolis do Oi STU, o circuito brasileiro de skate de 2018. No mesmo, foi vice-campeã do Vans Park Series, em São Paulo.

No ano seguinte, ela voltou para o mesmo palco do vice-campeonato e não decepcionou. Pelo contrário, atingiu o ápice da carreira, sendo coroado a grande campeã de uma etapa do Vans Park Series pela primeira vez. E foi mais do que especial, já que a vitória veio em casa, na etapa de São Paulo. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Ainda em 2019, Yndiara repetiu o feito na capital paulista, conquistando o título de campeã na etapa de Montreal, no Canadá, do circuito mundial de skate.

Ynd não participou do último Mundial devido a uma lesão no púbis, quando era favorita a conquistar a primeira medalha brasileira da história do evento.

Yndiara Asp - skate park feminino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Pedro Barros
Pedro Barros, ídolo de Yndiara Asp em Eta do circuito vencida pelos dois (anthony_acosta_widelg)

Em 2021

Em abril, após o campeonato das Seletivas Olímpicas ocorrido em Iowa, Des Moines, EUA, em Maio de 2021, Yndiara Asp se classificou oficialmente para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ao lado de Dora Varella e Isadora Pacheco. Ynd foi a melhor delas, mas terminou apenas na 12.ª colocação e apenas as oito melhores avançaram para a final.

Atualmente, Yndiara está na 14ª colocação do ranking mundial feminino de park. Dora é a primeira do ranking entre as três skatistas brasileiras da modalidade. 

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
Park feminino x Yndiara AspJogos Olímpicos - skate2020
Semifinal Street feminino x Yndiara AspDew Tour2021
Classificatórias – Park Feminino - Yndiara AspDew Tour2021
Feminino – Final x Yndiara AspAberto Internacional de Skate Park em Nanjing2019
Feminino – Semifinal x Yndiara AspAberto Internacional de Skate Park em Nanjing2019
Final feminina x Yndiara AspEtapa de Montreal do Circuito Mundial de skate park2019
Final feminina x Yndiara AspEtapa de São Paulo do Circuito Mundial de skate park2019
Eliminatórias e Semifinal feminina x Yndiara AspEtapa de São Paulo do Circuito Mundial de skate park2019
Final Feminina - Yndiara AspEtapa de Xangai do Circuito Mundial de skate park2019
Preliminares e Semifinais – Feminino x Yndiara AspEtapa de Xangai do Circuito Mundial de skate park2019
Skate Park Feminino – Final x Yndiara AspX-Games Minneapolis2018