Siga o OTD

Peso médio masculino 80kg

Peso médio masculino 80kg – Taekwondo – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 

 

Chances do Brasil no peso médio masculino 80kg nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Ícaro Miguel - Simulador - Pandemia de coronavírus
Ícaro Miguel está classificado para Tóquio 2020 na categoria peso médio masculino 80kg (Abelardo Mendes Jr/ Rede do Esporte)

O mineiro Ícaro Miguel será o primeiro representante brasileiro na categoria peso médio masculino 80kg em Jogos Olímpicos. Natural de Belo Horizonte, Ícaro tem no currículo a medalha de prata no Campeonato Mundial de Taekwondo na categoria 87 kg, que não é olímpica, conquistada em Manchester-2019.

O mineiro compete nas duas categorias, 87 kg e 80 kg, mas somente a mais leve entre as duas faz parte do programa dos Jogos. Competindo na 80 kg o atleta conquistou a medalha de prata no Pan-Americano de Lima 2019, fazendo parte da equipe de taekwondo que mais conquistou medalhas para o Brasil na história dos Pans.

Ícaro Miguel perdeu a visão quase total do olho direito quando tinha apenas seis anos de idade. Após um dia inteiro brincando na piscina, sua mãe foi usar água boricada para aliviar a irritação provocada pelo cloro da piscina, mas acabou se confundindo com os frascos e ao invés de pingar água boricada, acabou pingando amônia em seu olho. Ícaro teve então a córnea, nervo óptico e retinas queimados.

Hoje o taekwondista tem apenas 10% da visão de seu olho direito e fez da superação sua marca registrada. O atleta sempre comemora suas conquistas tapando o olho direito com sua mão, o que lhe rendeu o apelido de “Pirata”.

Ícaro Miguel figura entre os atletas brasileiros com destaque em 2020
Ícaro sempre comemora suas conquistas com a mão tapando o olho, como se fosse um pirata (Marcos Limonti/Uaifoto/Folhapress)

Primeiro atleta do Brasil a liderar um ranking mundial no taekwondo (87 kg), Ícaro atualmente é o nono colocado na categoria olímpica e conquistou diversas medalhas ao longo do ciclo, desde continentais até torneios Open e um bronze no Grand Prix de Sófia, na Bulgária. Apesar de não ser o grande favorito da categoria, o “Pirata” chegará em Tóquio com o sonho real de conquistar a segunda medalha do taekwondo masculino do Brasil.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para os Jogos

O Brasil no peso médio masculino 80kg dos Jogos Olímpicos

Ícaro Miguel será o primeiro representante do taekwondo do Brasil na categoria peso médio masculino 80kg.

Histórico do peso médio masculino 80kg nos Jogos Olímpicos

O peso médio masculino 80kg é uma das categorias mais equilibradas do taekwondo olímpico, contando com seus cinco campeões vindo de países diferentes. Ao lado da pesado feminina, são as únicas em que a Coreia do Sul nunca conquistou uma medalha olímpica. É também nessa categoria em que aparecem os melhores resultados dos países americanos, com três dos cinco ouros já distribuídos.

 Apesar do bom desempenho da América de forma geral, o Brasil nunca disputou a categoria e fará sua estreia em Tóquio com o mineiro Ícaro Miguel.

O primeiro campeão da história na categoria 80 kg em Sydney-2000 foi o cubano Ángel Matos. Vice-campeão do Pan-Americano de 1999, ele derrotou na final o alemão Faissal Ebnoutalib, medalhista de bronze do mundial de 1999, por 3 a 1. A primeira medalha de bronze ficou com o mexicano Víctor Estrada, campeão Pan-Americano de 1999 e vice-campeão mundial em 1993.

Quatro anos depois, em Atenas-2004, era a vez dos Estados Unidos subir no topo do pódio com uma das maiores lendas do taekwondo, Steven Lopez. O americano de origem nicaraguense já havia sido campeão na categoria de baixo na edição de 2000, e voltou a repetir a dose entre os médios.

Campeão pan-americano de Santo Domingo-2003 e bicampeão mundial na categoria não olímpica dos meio-médios no ciclo de Atenas, Steven confirmou o seu favoritismo, sendo a luta da semifinal a que ele encontrou maior dificuldade. O confronto foi disputado contra o iraniano Yousef Karami e a vitória foi por apenas um ponto, 7 a 6. Na final a vitória contra o turco Bahri Tanrıkulu foi por 3 a 0. Karami conquistaria a medalha de bronze.

Depois de ganhar o ouro no peso pena em Atenas-2004, o iraniano Hadi Saei voltou a vencer em Pequim-2008, mas nos médios (Reprodução)

Assim como em 2004, a edição de Pequim-2008 foi conquistada por outra lenda do taekwondo. O iraniano Hadi Saei venceu suas três lutas avançando para a final de sua nova categoria. Em Atenas-2004 ele já havia sido campeão olímpico na categoria 68kg e repetiu o feito diante de Mauro Sarmiento da Itália. Vitória por 6 a 4. Os bronzes ficaram com Zhu Guo, da China, e com Stiven Lopez. Tanto Saei quanto Lopez conquistaram em Pequim-2008 sua terceira medalha olímpica.

Em Londres-2012 o topo do pódio entre os médios foi novamente ocupado por um atleta do continente, dessa vez em uma das maiores surpresas já vistas no taekwondo olímpico. O argentino Sebastián Chirmanich chegou à capital britânica como vigente campeão Pan-Americano, mas sem nenhum outro resultado de muita expressão no currículo.

Após avançar até as semifinais de forma inesperada, o argentino venceu a luta contra o azeri Arman Yeremyan na semifinal por apenas 2 a 1, em um confronto bastante disputado. Na final a medalha de ouro veio contra o espanhol Nicolás García por apenas 1 a 0 e com o ponto sendo conquistado nos segundos finais do confronto. Os bronzes ficaram com a Itália e Grã-Bretanha.

Na Rio-2016, o campeão da categoria foi o marfinense Cheick Sallah Cissé, fazendo história para o seu país. O taekwondista conquistou aquela que foi a primeira medalha de ouro da história do país em Jogos Olímpicos entre todos os esportes. O ouro veio diante do britânico Lutalo Muhammad, que já havia sido medalhista de bronze na mesma categoria quatro anos antes, por 8 a 6. Os bronzes foram conquistados por Miladi Beigi e Oussama Oueslati, do Azerbaijão e da Turquia, respectivamente.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Medalhistas do peso médio masculino 80kg nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Sydney-2000Ángel MatosCUBFaissal EbnoutalibGERVíctor EstradaMEX
Atenas-2004Steven LopezUSABahri TanrıkuluTURYousef KaramiIRI
Pequim-2008Hadi SaeiIRIMauro SarmientoITASteven Lopez
Zhu Guo
USA
CHN
Londres-2012Sebastián CrismanichARGNicolás GarcíaESPLutalo Muhammad
Mauro Sarmiento
GBR
ITA
Rio-2016Cheick Sallah CisséCIVLutalo MuhammadGBROussama Oueslati
Milad Beigi Harçeqani
TUN
AZE

Quadro de medalhas geral do peso médio masculino 80kg nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Irã1012
Estados Unidos1012
Argentina1001
Cuba1001
Costa do Marfim1001
Grã-Bretanha0112
Itália0112
Alemanha0101
Espanha0101
Peru0101
Azerbaijão0011
México0011
China0011
Tunísia0011