Siga o OTD

Street masculino


Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Skate – Street masculino

Calendário e resultados

Para o street masculino, bem como as outras categorias do skate, serão dois dias de competições. A fase classificatória acontece no dia 27 de julho, enquanto as grandes finais serão disputadas no dia seguinte.

Chances do Brasil

Apesar de ser uma modalidade estreante em Jogos Pan-Americanos, o Brasil tem tradição no esporte e atletas no mais alto nível do skate mundial. Como as atenções também estão voltadas para a corrida olímpica de Tóquio, em 2020, pode ser que o país convoque atletas jovens para o evento em Lima. A CBSK ainda não anunciou oficialmente quais serão os escolhidos.

Mesmo que não esteja com o time completo, o Brasil é um dos grandes candidatos para a conquista de medalhas no skate, em confronto direto com os Estados Unidos. No street masculino, inclusive, três brasileiros figuram entre top 5 da categoria no Global Skateboarding Ranking: Luan Oliveira (2º), Kelvin Hoefler (3º) e Ivan Monteiro (5º).

Em janeiro, Kelvin Hoefler foi vice-campeão mundial de skate street na etapa do Rio de Janeiro. O paulista ficou atrás de Nyjah Huston, grande estrela dos Estados Unidos e do mundo.

Local da competição

Pista de skateboarding

Local: Lima

Estrela dos Jogos

Aos 24 anos, Nyjah Huston é um dos nomes mais vencedores do skate na atualidade. O atleta norte-americano é pentacampeão mundial de street, além de ter oito medalhas de ouro no X Games. Com 55.160 pontos conquistados, lidera o Global Skateboarding Ranking e se tornou a grande referência técnica dos Estados Unidos.

Mesmo com as credenciais de craque, Huston também não tem presença confirmada nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019. Assim como todos os outros países envolvidos na competição, os selecionados dos naipes masculino e feminino não foram definidos oficialmente.

O esporte

O skate street tem como base utilizar o espaço urbano e seus obstáculos para a composição de manobras: escadas, corrimãos, escadas, paredes e qualquer outro desafio que apareça pela frente.

Para as competições, o critério utilizado para avaliar o skateboarding e mais especificamente o skatista se baseia na dificuldade e criatividade que o praticante tem para superar os obstáculos e realizar os movimentos. De maneira básica, a contagem das notas é somada e gera a classificação final para a disputa do título.

 

X