Siga o OTD

Daniel Chaves da Silva

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Petrópolis/RJ
Idade: 32 anos (10/07/1988)
Altura: 1,73m
Peso: 63kg
Clube: ASA São Bernardo (São Paulo)
Olimpíada: 0
Pan: 1 (Toronto-2015)

Daniel Chaves é um dos três atletas do atletismo que disputará a maratona masculina nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. O esportista conseguiu o índice olímpico ao registrar o tempo de 2h11min10s, sua melhor marca pessoal, no final de abril de 2019, na maratona de Londres, quando terminou na 15ª colocação e com o índice exigido pela World Athletics.

+ Confira TUDO sobre a maratona masculina nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Em Tóquio, será acompanhado nos 42.195km por Paulo Roberto de Almeida Paula  e Daniel Nascimento

Inspiração queniana

O atletismo surgiu na vida de Daniel aos 12 anos, quando assistiu a prova de São Silvestre pela televisão. Logo no ano seguinte já estava correndo uma distância por volta de oito quilômetros para ir e voltar do colégio.

Ainda garoto, o atleta viu o queniano Paul Tergat ganhando a tradicional corrida disputada em São Paulo e teve a certeza de que era isso que queria para sua vida.

+ Confira TUDO sobre TODAS AS PROVAS do atletismo na Olimpíada de Tóquio 2020

Em agosto de 2006, com 19 anos, o corredor disputou o Campeonato Mundial Junior, em Pequim, na China, competindo na prova dos 10.000 metros. Em 2015, Daniel disputou a mesma prova nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em sua trajetória no atletismo, Daniel participou dos 3.000m, 5.000m, 10.000m e meia maratona, no entanto, foi nos tradicionais de 42,195 km, que se destacou. Seu maior sonho passou a ser disputar a maratona olímpica, a mais tradicional de todas.

Daniel Chaves correndo em sua cidade natal, Petrópolis-RJ (Instagram/Danichavesrun)

Frustrações e tentativa de suicídio

A vida de Daniel Chaves não teve só momentos alegres. Após se lesionar antes dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 e de ficar sem o índice por 10s para disputar a Rio-2016, o maratonista encerrou a carreira de maneira precoce quando tinha 28 anos. Além disso, esteve prestes a cometer suicídio no início de 2018, quando quase saltou de uma ponte em Brasília.

O ano de 2018 foi de extremos para Daniel. O atleta se superou com ajuda médica e foi diagnosticado com síndrome bipolar depressiva. Aos poucos, Daniel voltou a correr e percebeu que a corrida era seu melhor remédio. 

Se o começo foi de acontecimentos negativos por causa da depressão, o final o recolocou como o maratonista mais rápido do Brasil. Ele fez o tempo de 2h13mn16s em Valência, na Espanha, e se redescobriu no atletismo. Em sua segunda maratona, a de Londres 2019, veio o índice para Tóquio 2020.

Conheça mais sobre Daniel Chaves, atleta do atletismo que disputará a maratona masculina nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Daniel Chaves conseguiu o índice para a maratona masculina de Tóquio 2020 em Londres (instagram/danichavesrun)

Daniel tem como maior sonho conquistar uma medalha olímpica e seu maior ídolo no atletismo é o Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze em Atenas-2004. Superando as fronteiras de sua modalidade, o maratonista é fã de Ayrton Senna, piloto tricampeão mundial de Fórmula 1. Além do atletismo, o corredor admira outros dois esportes: vôlei e triátlon.

Em 2021

Depois de um longo período na zona rural de Brasília e de algumas semanas na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz (SP), Daniel Chaves fez, em março, um camping de altitude em Mascota, na região de Guadalajara, no México.

Em seguida, passou um tempo em Madri, na Espanha. O objetivo era correr a Maratona de Hamburgo, na Alemanha, no dia 11 de abril, mas a prova foi adiada por conta da pandemia.

Até junho deste ano, o atleta não competiu.

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
Maratona masculina – Final x Daniel ChavesJogos Olímpicos - Atletismo2020