Siga o OTD

Gabriel Vinicius Menino

Gabriel Menino – futebol masculino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Morungaba/SP
Idade: 20 anos (29/09/2000)
Altura: 1,77m
Clube: Palmeiras/SP

Gabriel Vinicius Menino, mais conhecido como Gabriel Menino, é um jogador polivalente do Palmeiras e que representará a seleção brasileira de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ CONFIRA TUDO SOBRE O FUTEBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

Do Guarani ao sucesso na base do Palmeiras

Nascido em Morungaba, cidade que faz parte da Região Metropolitana de Campinas, Gabriel Menino passou pelas categorias de base do Guarani entre 2014 e 2017. Naturalmente, ao começar a carreira jamais imaginaria o que estava por vir. Vindo do interior de São Paulo, o jogador teve de mudar para a capital para realizar o sonho de se tornar jogador profissional.

Ao final de sua passagem de destaque pelo time bugrino, recebeu o contato do Palmeiras, que certamente vasculhava diversos clubes em buscas de possíveis talentos. Menino passou por diversas categorias e, aos poucos, foi se acostumando com uma prática comum entre as Crias da Academia: títulos e mais títulos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Pelo sub-17, em seu primeiro ano com a camisa do Verdão, faturou a conquista inédita da Copa do Brasil. Chegando no time sub-20, além de colecionar convocações para a seleção brasileira da categoria, inclusive para o Sul-Americano de 2019, colocou na conta mais um Brasileirão e dois Paulistas.

Em 2020, o atleta passou a fazer parte da equipe principal do Palmeiras. Entre todos os jogadores do elenco, Gabriel foi o que mais vezes entrou em campo no ano passado, em temporada com muitos adiamentos e mudanças nas datas das partidas em função da pandemia. E os troféus também o perseguiram entre os profissionais…

Com direito a tríplice coroa, o ano mágico de 2020

O clube alviverde viveu um momento mágico no último ano. Primeiro, logo após a pausa do futebol brasileiro, decidiu o Paulistão diante do Corinthians, seu maior rival. Ainda com Vanderlei Luxemburgo no comando, os palmeirenses levaram a melhor nas cobranças de pênalti e asseguraram o título.

Gabriel Menino - futebol masculino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
O futuro da seleção: Gabriel Menino já foi convocação para o time olímpico e para o time principal (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Poucos meses depois de ser promovido, Gabriel Menino já festejava. E não parou por aí. Com a paralisação, as decisões dos outros torneios acabaram se estendendo para o início de 2021. O recheado elenco do Palmeiras segurou a onda e alcançou as finais da Libertadores e da Copa do Brasil, muito em função da chegada do treinador português Abel Ferreira, que mudou o patamar do grupo.

+ CONFIRA TUDO SOBRE AS PARTIDAS DA SELEÇÃO MASCULINA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

No dia 30 de janeiro, bateu o Santos no Maracanã para conquistar o bicampeonato da América. Mais tarde, no Allianz Parque, derrubou o Grêmio e ficou com taça da Copa do Brasil pela quarta vez em sua história. Na ocasião, a revelação de 20 anos entrou no segundo tempo e anotou o gol que sacramentou a vitória por 2 a 0. Tríplice coroa logo em sua primeira temporada. Será que o garoto começou mal?

Convocações para as seleções principal e olímpica

Assim que passou a figurar na equipe titular do Palmeiras, Gabriel Menino chamou a atenção de Tite, simplesmente o técnico da seleção brasileira principal. O comandante valoriza bastante a polivalência do jogador, capaz de atuar tanto na lateral-direita quanto no meio-campo, dando mais opções de jogo.

Em setembro de 2020, o nome da jovem promessa apareceu na lista dos convocados para os dois primeiros compromissos do Brasil nas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Lá estava a joia palmeirense, recebendo a oportunidade e ganhando experiência ao conviver com as estrelas da seleção.

Logicamente, até por conta da idade, Gabriel também esteve na pauta do plantel olímpico durante a preparação para os Jogos de Tóquio 2020, sendo chamado em maio pela primeira vez. Um mês depois, o treinador André Jardine anunciou os 23 nomes escolhidos para representar o futebol masculino na capital japonesa com o atleta alviverde entre eles.

Em 2021

Por conta das mudanças constantes do calendário em 2020, o Verdão disputou duas finais já neste ano, faturando os dois títulos. Quando a temporada mudou, o desempenho não foi o mesmo. Os comandados de Abel Ferreira perderam a decisão do Estadual para o São Paulo. Antes, haviam sido derrotados nas penalidades máximas por Flamengo e Defensa y Justicia, da Argentina, durante a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana, respectivamente.

Gabriel Menino - futebol masculino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Podendo atuar como meio-campo ou lateral-direito, Menino defendeu a seleção brasileira no último amistoso antes de Tóquio 2020: vitória por 5 a 2 sobre os Emirados Árabes. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

De maneira surpreendente e depois de largar em vantagem fora de casa, a equipe caiu para o CRB na terceira fase da Copa do Brasil, em outra decepção para Gabriel Menino e companhia. A partir dali as coisas voltaram aos eixos. O Palmeiras atualmente lidera o Campeonato Brasileiro com 25 pontos conquistados (8 vitórias, 1 empate e 2 derrotas), dois a mais do que o Red Bull Bragantino.

O lateral-direito/meio-campo novamente registra bastante frequência nas escalações do treinador luso. Foram 23 jogos e um gol marcado ao longo de 2021, considerando apenas os números da atual temporada. O nome é de menino, mas o futebol é de gente grande.