Siga o OTD

Silvana Lima

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Paracuru/CE
Idade: 36 anos (29/10/1984)
Altura: 1,54m
Peso: 54kg
Pan: 0
Olimpíada: 0

MUNDIAL
– 2º lugar no Circuito Mundial em 2008 e 2009

Experiente surfista e duas vezes vice-campeã mundial, Silvana Lima é uma dos dois atletas que representarão o Brasil no surfe feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ao lado de Tatiana Weston-Webb, é uma das esperanças da modalidade estreante em Olimpíadas.

+ Favoritos, datas e chances de Silvana e Tati-Weston; Confira TUDO sobre o surfe masculino em Tóquio

Surfando na madeira

Uma experiente cearense com um surfe a frente do seu tempo que batalhou muito para chegar aonde chegou. Silvana Lima passou a infância morando em uma barraca de praia com a mãe e quatro irmãos, sem cama e quarto em Paracuru, no Ceará.

Começou a surfar aos sete anos de idade com pedaços de madeira, por influência de seus irmãos mais velhos, sem outras intenções que não fossem a de se divertir. A menina viu que tinha jeito para a coisa e decidiu investir na carreira de surfista.

+ Favoritos, datas e chances de Medina e Ítalo; Confira TUDO sobre o surfe masculino em Tóquio

Decidiu sair de casa em 2002, aos 17 anos, para tentar a sorte nas águas do Rio de Janeiro. Sem patrocínio, teve que se virar na capital fluminense. Começou a vencer competições amadoras e a investir o dinheiro em sua carreira. Conseguiu, também, comprar uma casa para sua mãe e seus irmãos.

Silvana Lima surfe feminino Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Silvana Lima surfando no Circuito Mundial de surfe feminino (@WSL / Kelly Cestari)

Pioneira no Circuito Mundial

Seu talento logo a levou para ao Circuito Mundial de Surfe (WSL). Estreou em 2006 e foi logo chamando a atenção das principais surfistas do mundo. Um ano depois, já terminou o ano na 3ª colocação.

Bateu na trave nos dois anos seguintes, sendo vice-campeã do Circuito Mundial de Surfe em 2008 e em 2009. 2009, por sinal, foi um ano muito marcante para Silvana Lima. A surfista venceu duas provas na Austrália: New South Wales e a tradicional Bells Beach, onde tocou o famoso sino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

De 2006 a 2012, Silvana Lima terminou o ano entre as cinco melhores do mundo.Uma série de lesões e a falta de apoio/reconhecimento a atrapalharam a surfista oito vezes campeã brasileira. Sem desistir, Silvana voltou com tudo em 2019. Aos 34 anos, idade em que muitos surfistas já estão aposentados, Silvana Lima conquistou a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na etapa de Maui, no Havaí, do circuito mundial de surfe feminino.

Silvana Lima nos Jogos Mundiais de Surfe
(ISA/Sean Evans)

Em 2021

Silvana Lima participaria dos Jogos Mundiais de surfe da ISA (Associação Internacional de Surfe) para ratificar a vaga para Tóquio. A atleta, no entanto, contraiu Covid-19 e não pode cair na água.

RESULTADOSS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
Silvana Lima x Malia ManuelEtapa Saquarema | Oi Rio Pro | Mundial de Surfe - Oitavas de Final2019