Siga o OTD

Lucas Vilar

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Limeira/SP
Idade: 20 anos (10/03/2001)
Altura: 1,82m
Peso: 75kg
Clube: Sesi-SP
Olimpíada: 0
Pan: 0

Destaque da nova geração e promessa do atletismo brasileiro, Lucas Vilar fará a sua estreia olímpica na prova dos 200m rasos nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Datas, rivais, chances dos brasileiros e mais: saiba TUDO sobre os 200m rasos da Olimpíada

Além de Lucas, o Brasil vai estar representado na prova por Jorge Vides, Paulo André de Oliveira e Aldemir Gomes Junior.

Revelação meteórica

Lucas Vilar ingressou no atletismo aos 11 anos, iniciando a sua trajetória esportiva no projeto Águias Guariba, cidade localizada no interior paulista. Destaque nos resultados juvenis, o atleta acumula grandes resultados nas grandes competições, até mesmo de nível internacional, entre os mais jovens.

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Entre as conquistas júnior de maior destaque estão a medalha de bronze nos 200 m nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires-2018 e o ouro nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, disputados em Santiago, em 2017.

Muito jovem, Lucas Vilar já conseguiu grande destaque com conquistas importantes entre os juvenis (Wagner Carmo/CBAt)

Os ótimos resultados conquistados na base renderam um convite para fazer parte da forte equipe do Sesi, que realiza os seus treinamentos em Santo André, a partir de 2019, por intermédio do ex-técnico Nelson Lemes.

Contando com uma melhor estrutura de preparação, o jovem conseguiu manter uma evolução em seus resultados. Tanto que, ainda antes da pandemia, Lucas Vilar conquistou a vaga para disputar duas provas no Mundial Sub-20 de Nairóbi, Quênia. No entanto, como o evento acabou adiado de 2020 para 2021, por causa da pandemia da COVID-19, e o atleta completou 20 anos em março, o velocista não poderá participar da competição.

Convocação de última hora

A lista oficial do time do atletismo do Brasil para os Jogos Olímpicos de Tóquio foi divulgada no dia 1º de julho de 2021. Nela, Lucas Vilar não aparecia como um dos atletas convocados para a disputa em solo japonês. Porém, quatro dias após a divulgação da delegação, tudo mudou.

200m  Jogos Olímpicos de Tóquio atletismo
Lucas Vilar foi convocado já após a divulgação da primeira lista do atletismo brasileiro (Wagner Carmo/CBAt)

Após um remanejamento remanejamento de vagas feito pela World Athletics, o país conquistou mais duas vagas e uma delas ficou com Lucas Vilar, 200m, por conta dos seus pontos conquistados nos torneios nos últimos anos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O jovem só ficou sabendo de sua convocação após uma pegadinha. Chamado para uma reunião com grandes cartolas do atletismo brasileiro, Lucas imaginou que seria questionado sobre a experiência de convivência com seu parceiro de equipe Felipe Bardi, outro atleta olímpico. No entanto, ao ser questionado onde assistiria a disputa olímpica do seu parceiro em Tóquio, Lucas foi informado que assistiria diretamente do Japão, já que também participaria da delegação brasileira.

Em 2021

2021 seguiu sendo uma temporada de bons resultados para o atleta. Na atual temporada, Lucas Vilar se sagrou vice-campeão sul-americano nos 200 m rasos ao completar a prova disputada no Equador em 20s62.

Poucos dias depois, o atleta competiu o Troféu Brasil, em São Paulo, e conquistou a quarta colocação com o tempo de 20s78.

A classificação para a Olimpíada veio através do ranking mundial.