Siga o OTD

K1 200 m feminino

Chances do Brasil

A última chance para tentar uma vaga na prova do K1 200 m feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio será na 2ª etapa da Copa do Mundo de canoagem velocidade, que será realizada de 19 a 23 de maio, em Barnaul, na Rússia. Ana Paula Vergutz está atrás dessa vaga e segue em preparação para garantir mais uma participação olímpica.

K1 500m feminino
Ana Paula Vergutz (Reprodução/COB)

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para a Olimpíada

Favoritas no Caiaque Individual (K1) 200 m feminino em Tóquio

Bicampeã olímpica e heptacampeã mundial, a neozelandesa Lisa Carrington é a dona do K1 200m e, sem dúvida alguma, tem chances de chegar ao tri no Japão.

A polonesa Marta Walczykiewicz é a principal adversária e pode estragar a festa da favorita. Ela passou em branco em Londres-2012, mas se recuperou e foi prata na Rio-2016.

Em 2019, no Mundial de Szeged, Hungria, Lisa Carrington confirmou o favoritismo e foi campeão. Marta Walczykiewicz ficou com a prata, enquanto a dinamarquesa Emma Jørgensen e a espanhola Teresa Portela terminaram com o bronze.

Caiaque Individual (K1) 200 m feminino do Brasil na história dos Jogos Olímpicos

O Brasil só teve representante na Rio-2016, onde Ana Paula Vergutz acabou na 23ª colocação geral, sendo que 29 competidoras disputaram a prova. A brasileira passou pela primeira fase, mas foi eliminada na semifinal.

Histórico do Caiaque Individual (K1) 200 m feminino nos Jogos Olímpicos

A prova é recente e entrou para o programa olímpico somente em Londres-2012. Ou seja, após duas edições, a disputa terá sua terceira edição em Jogos Olímpicos. Até aqui, a neozelandesa Lisa Carrington não deu chances para as adversarias e foi campeã olímpicas nas duas vezes.

Em Londres, a ucraniana Inna Osypenko-Radomska ficou com a prata, enquanto a húngara Natasa Dusev-Janics completou o pódio.

Na Rio-2016, a polonesa Marta Walczykiewicz terminou com o vice. Já o bronze foi para İnna Osipenko-Radomska, que trocou a Ucrânia pelo Azerbaijão.

Sea Forest Waterway Jogos Olímpicos Tóquio 2020
Sea Forest Waterway, Tóquio (Twitter/@Tokyo2020 )

Medalhistas do K1 200 m feminino nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Londres-2012Ed McKeever (GBR)Saúl Craviotto (ESP)Mark de Jonge (CAN)
Rio-2016Liam Heath (GBR)Maxime Beaumont (FRA)Saúl Craviotto (ESP)
Ronald Rauhe (ALE)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

AtletaOuroPrataBronzeTotal
Lisa Carrington (NZL)2002
İnna Osipenko-Radomska (AZE)0112
Marta Walczykiewicz (POL)0101
Natasa Dusev-Janics (HUN)0011