Siga o OTD

Jhulia Rayssa Mendes Leal

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Imperatriz/MA
Idade: 13 anos (04/01/2008)
Altura: 1,47m
Peso: 35kg
Pan: 0
Olimpíada: 1 (Tóquio -2020)

OLIMPÍADA
– Tóquio 2020 (street)

MUNDIAL
– Mundial de 2019 (street)
– Mundial de 2021 (street)

Mais nova atleta do Brasil a participar de uma Olimpíada, Rayssa Leal se tornou também a mais jovem a conquistar uma medalha olímpica com a prata conquistada na estreia do skate street nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Na Olimpíada do Japão, a Fadinha, como é conhecida, esteve acompanhada das amigas Pâmela Rosa e Letícia Bufoni.

Fadinha que viralizou

Extremamente precoce. Assim podemos definir Rayssa Leal. Tudo começou aos sete anos, quando ainda em Imperatriz, no interior do Maranhão, a jovem criança postou em sua conta no Instagram um vídeo fazendo uma manobra no seu skate vestida de fada e viralizou na internet. 

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas do skate na Olimpíada de Tóquio 2020

Tudo começou por causa de um amigo do pai de Rayssa Leal. O rapaz chegou na casa da atleta com um skate, a jovem viu e se apaixonou. Das primeiras subidas no “novo brinquedo” até o primeiro ollie, sua primeira manobra, não demorou muito. Hoje, cerca de cinco anos depois disso, Rayssa é campeã mundial da modalidade Street.

Após o vídeo bombar na rede social, Rayssa Leal ganhou o apelido de fadinha e passou a somar conquistas e mais conquistas no currículo.

Carreira já vitoriosa

Desde então, a skatista conquistou o troféu do Far’N High, na França, o bronze da etapa londrina da Street League Skateboarding  e, em julho de 2019, o posto alto do pódio da etapa da SLS em Los Angeles. Como se não bastasse, logo na sequência pegou o quarto lugar na etapa de Mineápolis dos X-Games, em sua estreia no evento.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O melhor resultado até aqui veio no mundial de skate street feminino, disputado na cidade de São Paulo em 2019. Aos 11 anos de idade, Rayssa Leal faturou a medalha de prata no torneio vencido pela amiga Pâmela Rosa.

Letícia Bufoni Pamela Rosa Rayssa Leal skate street jogos olímpicos de tóquio
Reprodução

Em 2021

No último dia do Mundial de Street em Roma, na Itália, realizado em junho, as mulheres entraram em ação na briga pelo pódio no street. Letícia Bufoni, Pâmela Rosa e Rayssa Leal se classificaram para a final e assim, carimbaram seus passaportes para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Na decisão, Rayssa foi a melhor das brasileiras, terminando na terceira colocação e a medalha de bronze. Pâmela terminou na quarta posição, uma posição a frente de Letícia. A diferença entre as brasileiras, no entanto, foi mínima. Rayssa Leal conseguiu o lugar no pódio com nota final de 13.47. Já Pâmela Rosa ficou logo atrás, com 13.44, enquanto Letícia Bufoni encerrou a competição com um total de 13.36.

A grande campeã foi a japonesa Aori Nishimura, que terminou a final com nota de 14.73. E completando a dobradinha do Japão, Momiji Nishiya ficou com a segunda colocação na final feminina do Mundial de Street, obtendo um total de 14.37. 

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
Final x Rayssa LealEtapa de Salt Lake City da Street League2021
Preliminares – Feminino x Rayssa LealEtapa de Salt Lake City da Street League2021
Street feminino - Rayssa LealJogos Olímpicos - skate2020
Semifinal feminina x Rayssa LealMundial de skate street2021
Final do street feminino x Rayssa LealDew Tour2021
Street feminino – Semifinal x Rayssa LealDew Tour2021
Final feminina x Rayssa LealMundial de skate street2021
Semifinal feminino x Rayssa LealMundial de skate street2019
Skate Street feminino x Rayssa LealX-Games Minneapolis2019
Final Feminina x Rayssa LealEtapa de Los Angeles da Street League2019
Feminino – Final - Rayssa LealEtapa de Londres da Street League2019
Feminino – Semifinal - Rayssa LealEtapa de Londres da Street League2019