Siga o OTD

Surfe

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Surfe

CALENDÁRIO

DataEventoHorário/Resultado
EVENTOS
Longboard FEM MAS
Stand Up Paddle FEM MAS
Stand Up Paddle Race FEM MAS

Em Lima, o surfe entrará para a história e será mais um esporte com lugar garantido nos Jogos Pan-Americanos. A modalidade foi adicionada pela Organização Desportiva Pan-Americana poucos dias após o evento de Toronto 2015. Logo em seguida, também sofreu alterações no programa de competições para debutar já em 2019.

Ao todo, serão oito categorias a serem disputadas no Peru, sendo quatro por gênero. Além disso, 88 atletas participarão da primeira aparição do surfe no Pan, que promoveu cinco etapas classificatórias ao longo da temporada de 2018. Vale lembrar que o torneio serve como qualificatório e agrega pontos para a corrida olímpica de Tóquio 2020.

Em abril, os representantes do Brasil já haviam sido confirmados. Para os outros países, existe ainda uma vaga em aberto que não foi preenchida e aguarda o desempenho dos surfistas no longboard do Mundial da ISA, em maio, na França. Entre os classificados, confira a lista da Seleção Brasileira:

Surfe – Robson Santos e Karol Ribeiro
Stand Up Paddle (SUP) – Luiz Diniz e Nicole Pacelli
Stand Up Paddle Race – Vinnicius Martins e Lena Ribeiro
Longboard – Wenderson Biludo e Chloé Calmon

Com as datas definidas pela organização, os eventos de surfe nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 acontecerão entre os dias 30 de julho e 4 de agosto. Cada país envolvido pode levar até dez atletas na delegação, sendo divididos igualmente entre os naipes masculino e feminino. Além do Brasil, teremos Peru, Argentina, Barbados, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, México, Porto Rico, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela no torneio de surfe.