Siga o OTD

Futebol de 5 – Jogos Paralímpicos

Tabela do Futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020

NOTÍCIAS   GUIA DA PARALIMPÍADA CALENDÁRIO   QUADRO DE MEDALHAS TÓQUIO TODO DIA 

PRIMEIRA FASE

GRUPO A

PosTimePtsJVPróContra
1933110
263233
333146
403009

GRUPO B

PosTimePtsJVPróContra
193371
243143
343123
403006

FASE FINAL

DISPUTA DO SÉTIMO LUGAR

DISPUTA DO QUINTO LUGAR

DISPUTA DO BRONZE

Brasil no futebol de 5

Ricardinho foi três vezes eleito o melhor jogador do planeta da modalidade
(Instagram/ricardinho_fut5)

Poucas hegemonias no mundo do esporte são tão fortes quanto a do Brasil em relação ao futebol de 5.  Adaptação do futebol para atletas com deficiências visuais, a modalidade integra a disputa dos Jogos Paralímpicos desde a edição de Atenas-2004. Nesse período, o país conquistou todas as quatro medalhas de ouro possíveis e chegará na disputa de Tóquio como fortíssimo candidato por mais uma medalha dourada.

+Brasil bate Argentina na final e é tetracampeão no futebol 5 nos Jogos Pan-Americanos

Como se não bastasse o histórico vencedor em Jogos Paralímpicos, a seleção brasileira se destaca ainda com o pentacampeonato mundial da modalidade, com as conquistas em 1998, 2000, 2010, 2014 e 2018, e pelo fato de contar com Ricardinho, atleta eleito três vezes o melhor jogador do mundo da modalidade.

Local da competição

Aomi Urban Sports é a sede do futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos de tóquio-2020

O futebol de 5 nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020 será disputado no Aomi Sports Park, local que foi sede da escalada e do basquete 3×3 nos Jogos Olímpicos. É uma arena temporária à beira-mar, que fica bem pertinho da Vila dos Atletas com vista para a Baía de Tóquio. A capacidade do local é para 4.300 torcedores.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O esporte

O futebol de 5 é exclusivo para cegos ou deficientes visuais. As partidas, normalmente, são em uma quadra de futsal adaptada, mas, desde os Jogos Paralímpicos de Atenas 2004, também têm sido praticadas em campos de grama sintética. O goleiro tem visão total e não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nos últimos cinco anos.

Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo. Cada time é formado por cinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Diferentemente de um estádio convencional de futebol, as partidas de futebol de 5 são silenciosas, em locais sem eco. O jogo tem dois tempos de 25 minutos e intervalo de 10.

A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. A torcida só pode se manifestar na hora do gol. Os jogadores usam uma venda nos olhos e, se tocá-la, cometerão uma falta. Com cinco infrações, o atleta é expulso de campo e pode ser substituído por outro jogador. Há, ainda, um guia (chamador) que fica atrás do gol adversário para orientar os atletas so seu time. Ele diz onde os jogadores devem se posicionar em campo e para onde devem chutar. O técnico e o goleiro também auxiliam em quadra.

viagra