Siga o OTD

Triatlo

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Triatlo

EVENTOS
Individual FEM MAS
Revezamento MIS

Em comparação com outros esportes, o triatlo registra uma história ainda recente nos Jogos Pan-Americanos. A primeira aparição aconteceu em Mar del Plata 1995, na Argentina. De lá para cá, a modalidade marcou presença em todas as edições seguintes e se firmou no programa oficial da competição.

Durante o período qualificatório, o Brasil conquistou as seis vagas possíveis para cada país, divididas igualmente entre os naipes feminino e masculino. Além disso, a Confederação Brasileira de Triatlo realizou a convocação e também já definiu quem serão os representantes em Lima 2019: Luisa Baptista, Vittoria Lopes, Beatriz Neres, Manoel Messias, Diogo Sclebin e Kauê Willy. Vale lembrar que a categoria de revezamento misto fará sua estreia na capital peruana.

Considerando todas as disputas, os brasileiros faturaram resultados expressivos no evento e ocupam a terceira colocação no quadro geral de medalhas do triatlo. Ao todo, são duas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Os últimos pódios do Brasil vieram em Guadalajara 2011. Os Estados Unidos lideram com folga com cinco títulos nos Jogos Pan-Americanos.

Local

Playa de Agua Dulce (Lima)

Quadro de Medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1 Flag of the United States.svg EUA 5 5 1 11
2 Flag of Canada.svg Canadá 2 3 5 10
3 Flag of Brazil.svg Brasil 2 2 2 6
4 Flag of Mexico.svg México 1 1 1 3
5 Flag of Chile.png Chile 1 1 0 2
6 Flag of Venezuela.svg Venezuela 1 0 0 1
7 Flag of Argentina.svg Argentina 0 0 2 2
8 Bandera de Bermudas Bermudas 0 0 1 1