Siga o OTD

Individual feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Golfe – Individual feminino

Chances do Brasil

Luiza Altmann em ação

Para fechar a convocação, a CBGolfe utilizou como principais critérios as posições no ranking mundial e o momento vivido por cada golfista. Na capital peruana, o Brasil contará com Luiza Altmann, remanescente de Toronto 2015 e participante do Korea Tour LPGA desta temporada, e a jovem Nina Rissi, que já representou o país tanto na categoria juvenil quanto no amador. A expectativa da comissão técnica brasileira é de que o resultado da última edição do Pan seja superado, quando Clara Teixeira terminou com a melhor colocação geral (28º lugar).

Local da competição

Lima Golf Club

Local: San Isidro, Lima

A estrela dos Jogos

Mariajo Uribe faturou dois ouros em Toronto 2015

O golfe é um esporte recente no cronograma dos Jogos Pan-Americanos, fazendo parte do evento somente em uma oportunidade. Em Toronto 2015, a Colômbia dominou todas as categorias. No feminino, Mariajo Uribe levou a melhor na decisão e assegurou a medalha de ouro, faturando o primeiro título da categoria na história da modalidade na competição.

Para confirmar a conquista, Uribe não teve vida fácil. Os resultados finais foram muito próximos. A colombiana anotou um total de 279, seguida de perto pela estadunidense Andrea Lee (281) e pela paraguaia Julieta Granada (283).

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2015 Mariajo Uribe
Colômbia Colômbia
Andrea Lee
EUA
Julieta Granada
Paraguai

Quadro de medalhas

Ordem País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Colômbia 1 0 0 1
2  EUA 0 1 0 1
3 Paraguai 0 0 1 1

O esporte

No golfe, a bola começa numa determinada posição de saída no campo (tee) e o objetivo do jogador é embocá-la nos buracos com menor número de tacadas que conseguir. Para isso, ele dispõe de diversos tipos de tacos, específicos para diferentes distâncias e terrenos.

Não há uma duração de tempo determinada. Os jogadores devem completar todo o percurso do campo, composto por 18 buracos. A competição só termina quando todos os golfistas embocam o último buraco. A partir disso, a classificação é definida de acordo com a quantidade de tacadas que o golfista levou para terminar o percurso. O vencedor é aquele que, somando o número de todas as tacadas que precisou para concluir o percurso inteiro, termina a competição com o menor total dentre todos os atletas. (Reprodução: Regras dos Esportes)