Siga o OTD

Rafael Henrique Pereira

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Contagem, MG
Idade: 24 anos (08/04/1997)
Clube: Clã Delfos (MG)
Olimpíada: 0
Pan: 0

Rafael Henrique Pereira, será um dos três representantes do Brasil para a prova dos 110 metros com barreiras masculino. Juntamente com Eduardo de Deus e Gabriel Constantino, defenderá o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Começo despretensioso

Nascido em Contagem, em Minas Gerais, Rafael teve o seu primeiro contato com o atletismo nos tempos de escola. Após seu professor perceber um bom desempenho no jovem, de até então 13 anos, o atleta foi apresentando a um treinador, que colocou o jovem numa equipe de treinos.

+ Confira TUDO sobre a prova dos 110m com barreiras masculino em Tóquio

Aos poucos, os treinos passaram a deixar de ser apenas diversão. Com bons resultados adquiridos desde jovem, o atleta rapidamente passou a se destacar em sua categoria e a atingir boas marcas desde muito jovem.

Mudança de patamar

Entre os bons resultados adquiridos por Rafael Henrique Pereira ainda na categoria juvenis, o destaque começou em 2017, quando se sagrou campeão brasileiro sub-23 dos 110m com barreiras. O resultado lhe garantiu a vaga no Campeonato Sul-americano sub-23 do ano seguinte.

O evento, que ocorreu em Cuenca, no Equador, simbolizou o primeiro grande destaque na carreira do então atleta de 21 anos, que conquistou a medalha de ouro da prova com obstáculos com o tempo de 13s76.

110m com barreiras Jogos Olímpicos masculino Tóquio
Rafael Henrique Pereira obteve destaque com ótimos resultados nas categorias júnior (Wagner Carmo/CBAt)

Em 2021

Buscando o índice olímpico para garantir presença em Tóquio, Rafael Henrique Pereira participou de diversas provas na temporada de 2021. O melhor resultado obtido pelo atleta veio no Campeonato Sul-Americano, que aconteceu em maio, em Guayaquil, no Equador, onde o velocista conquistou a medalha de ouro ao cruzar a linha de chegada em 13s35, apenas três centésimos acima do índice exigido pela pela World Athletics.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Poucos dias depois, o atleta voltou a tentar a bater o índice durante a disputa do Troféu Brasil. Apesar de novamente subir no lugar mais alto do pódio, o tempo de 13s50 não lhe garantiu a vaga para Tóquio.

No entanto, os bons resultados recentes foram suficientes para que Rafael Henrique Pereira conseguisse a vaga por meio do ranking de qualificação para os Jogos Olímpicos. A confirmação da vaga veio no primeiro dia de julho, com o anúncio da convocação da delegação do atletismo para a capital japonesa.

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
110 m com barreiras masculino x Rafael Henrique PereiraCampeonato Sul-Americano de atletismo2021