Siga o OTD

Skiff duplo leve feminino

Chances do Brasil

Para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Brasil não terá nenhum representante no Skiff duplo leve feminino. O remo terá apenas um atletas: Lucas Verthein que garantiu a classificação ao vencer o Single Skiff masculino na Regata Continental de Qualificação Olímpica do remo, disputada em março de 2021 no Rio de Janeiro.

Em todas as outras 13 categorias do remo em Tóquio, o Brasil não terá nenhum representante.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para a Olimpíada

Favoritas no Skiff duplo leve feminino

Uma das principais duplas do mundo e a maior favorita ao ouro em Tóquio abriu mão recentemente de disputar os Jogos Olímpicos. Zoe McBride e Jackie Kiddle da Nova Zelândia são as atuais campeãs mundiais do skiff duplo leve feminino, título conquistado em 2019, além de terem sido medalhistas de prata do mesmo evento em 2017. 

O Comitê Olímpico da Nova Zelândia e a federação de remo do país optaram por abrir mão da vaga conquistada pela dupla após Zoe McBride se aposentar de forma forçada. Devido às tentativas de se manter no peso exigido pela categoria, Zoe acabou tendo uma série de problemas hormonais causados por sua má alimentação ao longo dos últimos anos.

Sem a presença da dupla neozelandesa, a disputa pelo topo do pódio se torna mais aberta e algumas duplas aparecem com boas chances de conquistarem esse lugar. Uma delas é a dupla da Holanda. Atual campeã olímpica, Ilse Paulis agora tem uma nova parceira na busca por sua segunda medalha de ouro na categoria. Ela e Marieke Keijser foram medalhistas de prata no Campeonato Mundial de 2019, perdendo apenas para as favoritas neozelandesas. As holandesas foram ainda medalhistas de bronze no mundial de 2018, além de terem conquistado o Europeu da categoria em 2018.

As britânicas Emily Craig e Imogen Grant foram medalhistas de bronze no mundial de 2019 e também aparecem bem cotadas ao pódio. Emily ao longo do ciclo trocou de parceira várias vezes em busca da melhor formação, mas foi somente com Imogen Grant que a britânica conseguiu subir ao pódio mundial após passar perto em 2017 e 2018. 

Ionela-Livia Cozmiuc e Gianina Beleaga, da Romênia, foram campeãs mundiais de 2017 e 2018, mas acabaram ficando de fora do pódio em 2019, na quarta colocação. Ainda assim, a dupla romena é considerada uma das grandes favoritas ao ouro, ainda mais sem a presença neozelandesa. Correm por fora nessa disputa as duplas da França, Belarus, Canadá e Estados Unidos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Sea Forest Waterway Jogos Olímpicos Tóquio 2020
(Twitter/@Tokyo2020 )

Histórico do Skiff duplo leve feminino nos Jogos Olímpicos

O skiff duplo leve feminino foi disputado em seis edições dos Jogos Olímpicos, estando presente no programa olímpico desde Atlanta-1996. A Romênia, de Constanta Burcica, é a maior campeã da prova, tendo vencido por três vezes, todas elas com a presença de Constanta. 

As três primeiras edições do skiff duplo leve feminino foram conquistadas por Constanta Burcica, detentora de um raro tricampeonato olímpico e um dos maiores nomes da história do esporte romeno e do remo mundial. A primeira medalha de ouro foi conquistada em Atlanta-1996 ao lado de Camelia Macoviciuc, que venceram a dupla dos Estados Unidos com quase dois segundos de vantagem. 

As outras duas medalhas de ouro de Constanta Burcica foram conquistadas ao lado de Angela Lupei. Em Sydney-2000 as romenas bateram em uma final muito disputada a dupla da Alemanha formada por Claudia Blasberg e Valerie Viehoff. 

A Holanda aparece logo em seguida com duas medalhas douradas, enquanto a Grã-Bretanha completa o quadro de países campeões olímpicos nesse barco. 

A Holanda, de Kirsten van der Kolk e Marit van Eupen, ficou com a medalha de bronze. Em Pequim-2008, Kirsten van der Kolk e Marit van Eupen melhoraram ainda mais o desempenho alcançando em Atenas e acabaram se sagrando campeãs olímpicas.

As Olimpíadas de Londres-2012 foram vencidas pela dupla da casa Katherine Copeland e Sophie Hosking Xu. 

As atuais campeãs olímpicas são as holandesas Ilse Paulis e Maaike Head. As duas tinham sido bicampeãs mundiais na categoria não-olímpica do skiff quádruplo leve, e acabaram na final da Rio-2016 derrotando as canadenses Lindsay Jennerich e Patricia Obee por cerca de um segundo. 

Ilse Paulis e Maaike Head
Ilse Paulis e Maaike Head, campeãs na Rio-2016 (Twitter/Olympicchannel)

Medalhistas – Skiff duplo leve feminino – Jogos Olímpicos

AnoOuroPrataBronze
Atlanta-1996RomêniaEstados UnidosAustrália
Sydney-2000RomêniaAlemanhaEstados Unidos
Atenas-2004RomêniaAlemanhaHolanda
Pequim-2008HolandaFinlândiaCanadá
Londres-2012Grã-BretanhaChinaGrécia
Rio-2016HolandaCanadáChina

Quadro de medalhas – Skiff duplo leve feminino – Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Romênia3003
Países Baixos2013
Grã-Bretanha1001
Alemanha0202
Canadá0112
China0112
Estados Unidos0112
Finlândia0101
Austrália0011
Grécia0011