Siga o OTD

Eliane Martins

Eliana Martins – atletismo – salto em distância – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Joinville/SC
Idade: 35 anos (26/05/1986)
Altura: 1,60m
Peso: 51kg
Clube: Esporte Clube Pinheiros/SP
Olimpíada: 1 (Rio de Janeiro-2016)
Pan: 2 (Toronto-2015 e Lima-2019)

Uma das mais experientes da seleção brasileira, Eliane Martins representará o atletismo do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, na prova do salto em distância.

+ SAIBA TUDO SOBRE O ATLETISMO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

A importância do sono

Em julho de 2021, em conversa com a Federação Paulista de Atletismo, Eliane Martins revelou que o sono é a parte mais importante da preparação visando os Jogos Olímpicos. Com duas horas de treinamentos ao longo dos dias, ela prioriza o descanso para se sentir inteira em todas as provas e competições. São nove horas de sono para manter o corpo relaxado e pronto.

Nascida em Joinville, em Santa Catarina, disputará a segunda Olimpíada da carreira. Esteve com a delegação brasileira no Rio de Janeiro, em 2016. Com o passar dos anos, notou que a rotina precisaria ser outra. Afinal, é preciso entender as mudanças físicas e técnicas.

“Nem sempre tive esse cuidado. Quando a gente é novo, acha que se recupera mais rápido. Com o tempo e a experiência, descobri que, se durmo mal, fico quebrada, o treino não rende e demoro a me recuperar. Preciso descansar bem para render bem”, contou.

+ CONFIRA TODOS OS DETALHES DO SALTO EM DISTÂNCIA FEMININO

Eliane Martins - atletismo - salto em distância - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 1
Atleta do Esporte Clube Pinheiros, Eliane Martins representará o Brasil na prova do salto em distância dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 (Foto: Instagram/@elianemartinslia)

Anos e anos dedicados à seleção brasileira

Além das duas participações olímpicas, a atleta do salto em distância do Brasil coleciona campeonatos ao redor do mundo: Sul-Americano da modalidade (base, profissional e indoor), Campeonato Íbero-Americano, Mundial, Universíada e Jogos Sul e Pan-Americanos, dentre outros.

As principais conquistas da vasta carreira giram em torno do bicampeonato sul-americano de atletismo, com as medalhas de ouro nas edições de 2017 e 2019. Neste meio-tempo, faturou a prata nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba, na Bolívia, em 2018.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em 2021

Ao longo da temporada, Eliane Martins registrou bom desempenho e resultado às vésperas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Durante o Sul-Americano de atletismo em Guayaquil, no Equador, em maio deste ano, ela ficou com a segunda colocação no pódio e levou para casa a medalha de prata. Fechou a prova do salto em distância ao anotar a marca de 6,57m.