Siga o OTD

Rúgbi sevens feminino

Rúgbi sevens feminino – Rúgbi – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para os Jogos

Chances do Brasil no rúgbi sevens feminino nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Yaras - Tóquio 2020
A seleção brasileira feminina, conhecida como as Yaras, tentarão melhorar de posição no rúgbi sevens em Tóquio (Divulgação)

A seleção brasileira feminina de rúgbi sevens conseguiu a classificação para a sua segunda Olimpíada após vencer o torneio pré-olímpico da América do Sul, que distribuía apenas uma vaga para Tóquio. Durante o ciclo olímpico, o Brasil esteve presente nas quatro edições da Série Mundial de Rúgbi, terminando na 11ª colocação na edição de 2018-2019; na 14ª colocação na edição de 2017-2018; na 15ª colocação na edição de 2018-2019; e na 12ª colocação na edição de 2019-2020.

Na Copa do Mundo da modalidade o Brasil terminou na 13ª colocação, enquanto nos Jogos Pan-Americanos de Lima as Yaras ficaram na quarta colocação. Em Tóquio, o Brasil tentará melhorar a nona colocação alcançada na edição de estreia da modalidade nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

O Brasil no rúgbi sevens feminino nos Jogos Olímpicos

O Brasil no rúgbi feminino é a principal potência da América Latina, tendo conquistado 18 das 19 edições já disputadas do Sul-Americano da modalidade. Com a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, as Yaras puderam participar das Olimpíadas através da vaga de país-sede do evento.

Brasil hóquei feminino Rio-2016
Seleção brasileira feminina derrota o Japão e fica com o 9º lugar no rúgbi feminino na Rio-2016 (Luiz Pires/Fotojump)

Nome recorrente na Série Mundial, segundo principal torneio de rúgbi atrás apenas da Copa do Mundo da modalidade, o Brasil estreou em Jogos Olímpicos perdendo por 29 a 3 para a forte equipe da Grã-Bretanha. Na segunda rodada, o Brasil encarou o Canadá, sendo novamente derrotado por uma larga diferença, 38 a 0.

Na terceira partida o Brasil bateu o Japão por 26 a 10, conseguindo assim a primeira vitória do esporte em Jogos Olímpicos. Com os resultados o Brasil foi deslocado para a disputa do nono lugar, vencendo a Colômbia no primeiro confronto por 24 a 0 e o Japão no último confronto por 33 a 5. Com as vitórias, o Brasil assegurou o nono lugar da classificação geral.

Favoritas do rúgbi sevens feminino nos Jogos de Tóquio-2020

Atual campeã da Copa do Mundo, disputada em 2018, e campeã de três das quatro edições da Série Mundial de Rúgbi Sevens Feminino disputadas no atual ciclo olímpico, a Nova Zelândia desembarcará no Japão novamente como o time a ser batido nas Olimpíadas, mas agora espera encontrar uma sorte diferente do que foi em 2016.

Lideradas por Portia Woodman e Tyla Nathan-Wong, as neozelandesas deverão ter como principais rivais as australianas. As australianas foram as únicas que conseguiram um título na Série Mundial além das neozelandesas, na edição de 2017-2018, e terminaram em segundo lugar em outras duas. Na Copa do Mundo da modalidade, a Austrália terminou na terceira colocação.

Nova Zelândia rúgbi sevens feminino
Atual campeã da Copa do Mundo e com várias conquistas neste ciclo, a Nova Zelândia é a favorita ao ouro em Tóquio (Divulgação/World Rugby)

Outras equipes que aparecem bem cotadas são a França, o Canadá e os Estados Unidos. A França acabou surpreendendo na última edição da Copa do Mundo, quando derrotou as australianas nas semifinais por 19 a 12, se classificando para enfrentar as neozelandesas na grande final. Na Série Mundial as francesas foram terceiras colocadas na edição de 2017-2018, quintas na edição de 2018-2019 e quartas colocadas na edição de 2019-2020.

Por sua vez, o Canadá somou três bronzes e um quarto lugar na Série Mundial, mas acabou decepcionando na Copa do Mundo de 2018, quando perdeu para a França por 24 a 19 nas quartas de final e posteriormente para a Espanha quando disputava o quinto lugar da competição.

Já os Estados Unidos somaram um quinto, dois quartos lugares, e um vice-campeonato na Série Mundial. Na Copa do Mundo os Estados Unidos avançaram até as semifinais, quando a equipe foi derrotada pela Nova Zelândia por 29 a 0. Na disputa do bronze uma nova derrota, dessa vez para a Austrália por 24 a 14. Correm por fora nessa disputa as Ilhas Fiji e a Rússia.

Histórico do rúgbi seven feminino nos Jogos Olímpicos

Em sua estreia nos Jogos Olímpicos, a edição da Rio-2016, o rúgbi sevens feminino teve suas partidas disputadas no Estádio de Deodoro e contou com a participação de 12 equipes, assim como no masculino.

A medalha de ouro foi conquistada pela Austrália em final disputada contra a Nova Zelândia. A Nova Zelândia chegou ao Rio como uma das favoritas ao ouro olímpico após ter sido campeã da Copa do Mundo de rúgbi sevens e ter vencido as três edições da Série Mundial de Rúgbi Sevens que foram disputadas no ciclo da Rio-2016.

Austrália rúgbi sevens feminino
A seleção da Austrália comemora a conquista do primeiro ouro olímpico no rúgbi sevens feminino (Reprodução)

A equipe neozelandesa chegou até a final sem grandes sustos, mas acabou perdendo a final para outra potência da modalidade, a Austrália, uma de suas maiores rivais. O placar da final foi de 24 a 17 para as australianas, que se tornaram as primeiras campeãs olímpicas do rúgbi feminino. A disputa do bronze aconteceu entre Canadá e Grã-Bretanha, com vitória das canadenses por 33 a 10.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Os medalhistas do rúgbi sevens feminino nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Rio 2016AustráliaNova ZelândiaCanadá

Quadro de medalhas do rúgbi sevens feminino nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Austrália1001
Nova Zelândia0101
Canadá0011