Siga o OTD

Samory Uiki Bandeira Fraga

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:.Londrina/PR
Idade: 23 anos
Clube: Sogipa
Olimpíada: 0
Pan: 0

Samory Uiki será um dos representantes brasileiros do atletismo brasileiro na prova do salto em distância masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Saiba TUDO sobre o salto em distância masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

O guerreiro que saltará em Tóquio

Samory foi um símbolo da resistência africana na Guiné durante o século XVIII durante a invasão francesa no país. Em 2021, Samory Uiki é um dos representantes do Brasil na disputa do salto em distância nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Aos 23 anos, o brasileiro vive seu melhor momento da carreira.

Sem nunca ter conseguido passar da mara de 8 metros, o atleta conseguiu saltar 8,23m, um centímetro acima do índice exigido, e se garantiu na primeira experiência olímpica de sua carreira.

Poliglota que negou o mestrado

Samory Uiki optou por um caminho pouco usual para o esporte brasileiro. Como sempre foi muito bom aluno, o atleta escolheu tentar unir os dois caminhos.

Após um bom resultado em um Mundial Sub-18, em que foi finalista aos 16 anos, Samory recebeu algumas propostas de bolsa de estudo nos Estados Unidos e optou por seguir para a Universidade de Kent State, para cursar relações internacionais.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Nos Estados Unidos, além de descobrir a paixão pelas causas humanitárias, Samory Uiki aprendeu a falar mais três idomas e, depois de concluir o curso, optou por negar uma proposta de mestrado.

Sim, o atleta do salto em distância do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio disse não para a vida acadêmica pelo sonho de ser atleta olímpico pelo Brasil.

Samory Uiki - salto em distância - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Samory Uiki, do atletismo, disputará o salto em distância masculino na Olimpíada de Tóquio (Wagner do Carmo/CBAt)

Em 2021

Apesar de todas as questões que envolvem a preparação, treinamento e competições por conta da pandemia da Covid-19, Samory Uiki vive seu melhor momento da carreira

Em abril, em competição realizada em Bragança Paulista, o atleta saltou pela primeira vez para mais de 8m e se garantiu nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada