Siga o OTD

Luiz Francisco Nunes

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Lorena/SP
Idade: 26 anos (24/07/2000)
Altura:
Peso:
Pan: 0
Olimpíada: 0

MUNDIAL
– Mundial de Park 2019 (park masculino)

]

Um dos novos talentos do skate brasileiro, Luiz Francisco Nunes mais conhecido como Luizinho, é uma grande esperança do Brasil no park masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ele competirá na Olimpíada ao lado de Pedro Barros e Pedro Quintas.

+ Favoritos, datas e chances de Luiz Francisco; Confira tudo sobre o park masculino na Olimpíada

Nascido em Lorena, no interior de São Paulo, Luiz Francisco teve seu primeiro skate aos cinco anos de idade, quando a sua vó lhe deu um de presente. Não demorou muito para que o jovem começar a perceber que aquela prancha seria mais que apenas um brinquedo de infância.

Novinho, quase igualando o ídolo…

Tomando gosto pela coisa, Luizinho começou a chamar a atenção no território nacional aos 17 anos.  Isso por que foi nessa idade que o skatista paulista se sagrou campeão brasileiro nos estilos Bowl e Park e explodiu de vez no cenário brasileiro após ficar com a segunda colocação do Skate Park Internacional, obtendo uma pontuação bem próxima a de Pedro Barros, que era hexacampeão mundial na época.

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas do skate na Olimpíada de Tóquio 2020

Além desses feitos, 2017 simbolizou ainda a primeira competição internacional na carreira de Luiz Francisco. Após ter vencido a seletiva brasileira realizada em Serra Negra, o skatista se classificou para a disputa do Vans Park Series Continentals, que rolou em Huntington Beach, na Califórnia, o berço do skate. Lá novamente chamou a atenção do público e acabou com o segundo lugar, ficando bem próximo do título logo em sua estreia internacional.

luiz francisco luizinho STU National circuito brasileiro de skate Criciúma
Luiz Francisco, o Luizinho (Tauana Sofia)

Grande ano em 2019

Os bons resultados obtidos em cima da prancha de quatro rodinhas fizeram com que Luizinho fosse chamado para fazer parte da seleção brasileira da modalidade, o que simboliza o direito a todo apoio estrutural, financeiro e técnico da Confederação Brasileira de Skate (CBSk) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

EM 2019, o crescimento do atleta seguiu à tona. Com uma performance de chamar a atenção, o jovem skatista de 19 anos obteve a segunda melhor nota do Mundial de skate Park, realizado em São Paulo.

A medalha de prata consolidou o jovem atleta entre os principais nomes do skate no planeta e aproximou Luizinho da disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Luizinho Pedro Quintas Luiz Francisco Skate park masculino Tóquio 2020
Luizinho (à esquerda) e Pedro Quintas, bronze e prata respectivamente no Mundial de park masculino (Reprodução/Instagram)

Em 2021

Durante a pandemia, Luizinho fez uma cirurgia no ombro parar de sofrer com as dores no local. Em seu retorno às competições em janeiro, ficou em sétimo lugar após sentir uma outra lesão.

Recuperado, participou em maio da Seletiva olímpica do Skate no Dew Tour, em Des moines, nos Estados Unidos. Luiz Francisco se tornou o primeiro skatista do Brasil classificado para a estreia da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A vaga foi conquistada matematicamente antes mesmo do skatista competir.

Atualmente, Luizinho está na 4ª colocação do ranking mundial masculino de park. Luiz Francisco ocupa a terceira colocação.

Na Competição, Luizinho, Pedro Quintas e Pedro Barros e Luiz Francisco apenas entraram na pista, mas não fizeram suas manobras ousadas. Optaram por dançar e fazer graça, ironizando os árbitros.

A manifestação dos skatistas brasileiros pela discordância em relação aos critérios discrepantes da arbitragem adotados para o evento. A atitude reflete a insatisfação com os resultados/notas atribuídos não somente ao time brasileiro do Park, mas também a outros skatistas de outros países.