Siga o OTD

Resumo do Dia

Resumo do Dia – Jogos Parapan-Americanos Lima 2019

CALENDÁRIO  GUIA DO PARAPAN NOTÍCIAS    QUADRO DE MEDALHAS    RESUMO DO DIA    TEMPO REAL

Resumo #13: A aventura acabou! O melhor Parapan da história

Resumo #12: Brasil tem melhor campanha da história dos Parapans

Resumo #11: Faltam 7 ouros para a melhor campanha da história

 

Resumo #10: Passamos das 200 medalhas e contando

Resumo #9: Petrúcio e Verônica tiram onda como apresentadores

Resumo #8: Brasil lidera. Você sabe o que é tripladinha?

Resumo #7: Laços de família e 121 medalhas para o Brasil

Resumo #6: Daniel, Petrúcio e cia; Brasil dispara na frente

Resumo #5: Brasil dispara no quadro de medalhas com 40 pódios

Resumo #4: Cerimônia de Abertura e vitórias nas quadras

Resumo #3: Hasteamento e Leomon porta-bandeira

Resumo #2: Início do Tênis de Mesa, Tour na Vila e curiosidades

Resumo #1: A espera acabou! Vai começar o Parapan

A partir do dia 21 de agosto, quatro dias antes da abertura oficial, o Olimpíada Todo Dia publica nesta página pela manhã um boletim diário com o resumo de tudo o que aconteceu na véspera com os atletas brasileiros nos Jogos Parapan-americanos Lima 2019.

HISTÓRIA DOS JOGOS PARAPAN-AMERICANOS

Os Jogos Parapan-Americanos tiveram sua origem em solo canadense, em 1967, em Winnipeg. Na ocasião, seis países se reuniram para a disputa apenas em modalidades para cadeirantes. Até 1995, nove edições similares para modalidades e classes específicas foram realizadas. Somente a partir de 1999, na Cidade do México, a competição ganhou o nome de Jogos Parapan-Americanos e reuniu atletas com diferentes tipos de deficiência em quatro modalidades, isso tudo sob a chancela do Comitê Paralímpico
Internacional (IPC). A cada edição, o número de atletas e modalidades em disputas aumenta.

BRASIL NOS JOGOS PARAPAN-AMERICANOS

Desde 1999, os atletas brasileiros já conquistaram 1.026 medalhas em Jogos Parapan-Americanos, sendo 445 de ouro, 310 de prata e 271 de bronze. Nas três últimas edições, Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015 o Brasil terminou os Jogos na primeira posição do quadro de medalhas.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estabeleceu em seu planejamento estratégico a meta de manter o Brasil à frente no quadro de medalhas, a exemplo das últimas três edições – Rio 2007, Guadalajara 2011 e Toronto 2015. Para alcançar a meta, o CPB levará a sua maior delegação a uma edição de Jogos Parapan-Americanos. Com um time de 512 pessoas, sendo 337 atletas, incluindo atletas-guia, o Brasil chega aos Jogos de Lima com seu maior número de participação na competição.

SOBRE OS JOGOS LIMA 2019
A 6ª edição dos Jogos Parapan-Americanos terá a cidade de Lima, no Peru, como sua casa. Esta é a primeira vez que o país sediará um evento esportivo internacional de grande porte. A competição, que terá início no dia 23 de agosto e encerará no dia 1º de setembro, será a maior da história, com 1.890 atletas, de 33 países, em 17 modalidades.

Curiosidades:
A competição na capital peruana marcará a estreia de três modalidades no programa dos Jogos Parapan-Americanos: parabadminton, parataekwondo e tiro esportivo.

O Peru é umas das grandes potências do parabadminton