Siga o OTD

Marcelo Tosi

Marcelo Tosi – hipismo CCE – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Piracicaba/SP
Idade: 51 anos (14/08/1969)
Altura: 1,80m
Peso: 73kgs
Olimpíada: 5 Sydyney-2000 e Atenas-2004 (como técnico) Pequim -2008, Londres-2012, Rio-2016)
Pan: 3 ( Rio-2007, Toronto-2015, Lima-2019)

PAN
Winnipeg-1999 (equipes)
Guadalajara-2011 (equipes)

Marcelo Tosi, é um experiente cavaleiro olímpico brasileiro que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no Concurso Completo de Equitação (CCE) do hipismo ao lado de seu cavalo Glenfly.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o hipismo CCE em Tóquio 2020

Aos 51 anos, o cavaleiro é duas vezes medalhista pan-americano e ainda integrou o Time Brasil na Olimpíada de Pequim-2008 e também em Londres-2012.

Na Olimpíada do Japão, terá a companhia de Carlos Parro e Rafael Losano no CCE. O trio convocado é o mesmo que conseguiu a classificação olímpica após ter conquistado a medalha de prata na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019.

Zootécnico olímpico e medalhista pan-americano

Marcelo Tosi é um cavaleiro olímpico brasileiro natural de Piracicaba, interior de São Paulo. Seu primeiro contato com cavalos foi por meio do pai, que era professor universitário de equinos. Sempre montou por lazer, mas quando mudou-se para Belo Horizonte, Minas Gerais, para cursar a faculdade de zootecnia, Marcelo Tosi começou a treinar e não parou mais.

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Com larga trajetória com equinos, escolheu o CCE, Concurso Completo de Equitação, evento do hipismo que reúne provas de adestramento, cross-country e salto. 

Em 1998, pelos Jogos Equestres Mundiais, o cavaleiro terminou em oitavo lugar por equipes. Nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg 1999, Canadá, o Brasil foi prata por equipes com Marcelo Tosi sendo um dos integrantes.

Técnico ou cavaleiro?

Em Sydney 2000, Marcelo Tosi atuou como técnico principal da seleção. O Brasil terminou no 6º lugar por equipes. 

Seu primeiro grande evento foi nos Jogos Equestres Mundiais em Roma, em 1998, aos 19 anos, quando terminou a competição por equipes na 9ª colocação. Dois anos depois, Parro estreou em Olimpíadas, defendendo o Brasil na prova de CCE individual e ficando na 21ª posição.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

No Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, participou como assistente técnico da seleção brasileira de hipismo. A experiência na olimpíada fez Marcelo Tosi se decidir de vez pela carreira de atleta, deixando de lado a parte de técnico. 

A vaga para Pequim-2008 foi conquistada e ele participou de sua primeira olimpíada como atleta. Por equipes, o Brasil ficou na 10ª colocação, enquanto Marcelo Tosi foi o 22º colocado.

O melhor resultado da história

Em 2011 foi medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara e, no ano seguinte, competiu nos Jogos Olímpicos de Londres.

Em Londres-2012, o Brasil terminou entre os dez melhores, conquistando a 9ª colocação por equipes. Marcelo Tosi foi o 44º no individual do Concurso Completo de Equitação. 

Marcelo Tosi - hipismo CCE - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - Glenfly
Marcelo Tosi, cavaleiro do hipismo CCE que disputará a Olimpíada de Tóquio com o cavalo Glenfly.

Em 2014, o cavaleiro fez parte da equipe brasileira, que competiu com apenas três conjuntos nos Jogos Equestres Mundiais. Sem descarte, o Brasil ficou em 7º na classificação geral, a melhor posição no histórico da modalidade na competição mundial.

Na Rio-2016, Marcelo Tosi voltou a representar o Brasil no CCE. A equipe terminou na 7ª colocação geral. 

Em 2019, pelos Jogos Pan-Americanos de Lima, Marcelo Tosi voltou a subir no pódio, juntamente com Glenfly. Junto com a equipe brasileira, o cavaleiro conquistou a prata. A medalha garantiu quatro atletas na Olimpíada.

Em 2021

A Confederação Brasileira de Hipismo oficializou no dia 5 de julho, o Time Brasil de Concurso Completo de Equitação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Marcelo Tosi foi confirmado com Glenfly na Olimpíada.

viagra