Siga o OTD

Rafael Mamprin Losano

Rafael Losano- hipismo CCE – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Rio Claro/SP
Idade: 23 anos (10/10/1997)
Altura: 1,84m
Peso: 70kg
Olimpíada: 0
Pan: 1 (Lima 2019)

PAN
Lima-2019 (equipes)

Medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos, Rafael Losano é o cavaleiro caçula do time olímpico brasileiro que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no Concurso Completo de Equitação (CCE) do hipismo ao lado de seu cavalo Fuiloda G.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o hipismo CCE em Tóquio 2020

Na Olimpíada do Japão, terá a companhia de Carlos Parro e Marcelo Tosi. O trio convocado é o mesmo que conseguiu a classificação olímpica após ter conquistado a medalha de prata na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019.

Um jovem de Rio Claro que foi treinar com um campeão olímpico

Paulista de Rio Claro, Rafael Losano começou a ter interesse por cavalos em 2005, aos sete anos. Um amigo lhe convidou para conhecer o hipismo e fazer duas aulas experimentais no Clube de Cavaleiros, localizado no Horto Florestal, em Rio Claro. Experimentou, gostou e não parei mais.

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas de TODAS as modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Logo começou a se desenvolver e a obter bons resultados. Em 2014, com 16 anos, e cursando o último ano do Ensino Médio, já era bicampeão brasileiro “Young riders” de CCE (categoria que contempla todos os cavaleiros até 21 anos).

Em outubro daquele ano, Losano de uma prova internacional deste esporte, no Regimento de Cavalaria em Pirassununga. Lá estavam os melhores cavaleiros adultos do Brasil, acompanhados por ninguém mais, ninhuém menos, do que Mark Todd, bicampeão mundial e olímpico no hipismo CCE. Todd havia sido contratado como técnico do Brasil para as Olimpíadas, e observava os atletas para a convocação.

Mudança para a terra da rainha

Rafael Losano ganhou a prova, e isso lhe rendeu o convite para estagiar com ele, em seu haras na Inglaterra

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

No país comandado pela rainha Elisabeth, percebeu que ainda tinha muito a aprender no hipismo e que aquele país e aquele lugar poderiam lhe proporcionar algo que o Brasil jamais poderia. Mudou-se então para a Inglaterra, onde reside até hoje.

Losano é hoje o primeiro cavaleiro do Mark Todd Eventing, uma das equipes mais respeitadas do mundo.

Resultado histórico no Pan

O maior momento na curta carreira de Rafael até aqui ocorreu nos Jogos Pan-Americanos de Lima.

Durante a apresentação do CCE, o experiente cavaleiro Ruy Leme da Fonseca (que ainda por cima era o primeiro cavalerio) sofreu um gravíssimo acidente (veja a foto abaixo) assustando a todos. Felizmente saiu bem, mas o susto foi grande. Sendo o mais novo da equipe, Rafael poderia ter tido a performance abalada.

Ruy aciedente Pan Lima- Rafael Losno - hipismo CCE - Jogos Olímpicos de Tóquio
Ruy Fonseca sofreu acidente que poderia ter abalado a equipe; felizmente isso não aconteceu (Guadalupe Pardo)

Isso não aconteceu.

A queda de Ruy Fonseca foi usada como descarte e a partir dali, nenhum cavaleiro poderia errar mais, pois uma nova eliminação desclassificaria a equipe e poderia custar a vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Rafael se sentiu pressionado, mas fez sua parte, assim como os cavaleiros bem mais velhos que ele. Com o resultado obtido juntamente com Fuiloda G, levaram a medalha de prata e o carimbo para a Olimpíada do Japão.

Em 2021

A Confederação Brasileira de Hipismo oficializou no dia 5 de julho, o Time Brasil de Concurso Completo de Equitação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Rafael Tosi foi confirmado com Fuiloda G na Olimpíada.

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
CCE – Prova de Cross Country - Rafael LosanoJogos Pan-Americanos - Hipismo2019