Siga o OTD

Peso mosca masculino 58kg

Peso mosca masculino 58kg – Taekwondo – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 

 

Chances do Brasil no peso mosca masculino 58kg nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Em Tóquio, o Brasil não terá nenhuma representante na categoria peso mosca masculino 58kg.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para os Jogos

O Brasil no peso mosca masculino 58kg dos Jogos Olímpicos

A categoria até 58 kg teve três representantes brasileiros ao longo das cinco edições disputadas. O primeiro representante brasileiro foi Marcel Wenceslau nas Olimpíadas de Atenas-2004. Wenceslau, que conquistou no Campeonato Mundial do ano anterior a medalha de bronze na categoria não olímpica até 62 kg, foi derrotado logo na primeira luta pelo egípcio Tamer Bayoumi por 10 a 2, terminando na 11ª colocação.

Márcio Wenceslau perdeu sua segunda luta em Pequim-2008 e ficou em 9º lugar no peso mosca masculino (Reprodução/Jorge Araujo/Folhapress)

Quatro anos depois, em Pequim-2008, foi a vez do irmão mais velho de Marcel, o paulistano Márcio Wenceslau, ser o representante brasileiro na categoria 58 kg. Medalhista de prata na categoria não olímpica dos 62 kg no Mundial de 2005 e duas vezes medalhista nos Jogos Pan-Americanos, Márcio era cotado ao pódio.

O brasileiro começou vencendo o forte iraniano Reza Nederian por 2 a 1, mas caiu logo em seguida contra o espanhol Juan Antonio Ramos por 3 a 2, terminando em nono lugar.

O último representante brasileiro na categoria foi Venilton Teixeira, do Amapá. O taekwondista havia sido medalhista de bronze mundial em 2015 na categoria mais leve, com limite de 54 kg, que não é olímpica. Na Olimpíada Rio-2016, o amapaense iniciou vencendo o israelense Ron Atias por 16 a 2. No entanto, nas quartas de final, Venilton foi eliminado e se despediu na nona colocação.

Histórico do peso mosca masculino 58kg nos Jogos Olímpicos

A categoria peso mosca masculino 58kg é uma das mais equilibradas de todo o programa olímpico do taekwondo. São cinco países campeões nas cinco edições disputadas. Além disso, apenas Coreia do Sul, México, Taiwan e República Dominicana conquistaram mais de uma medalha na categoria mais leve do taekwondo masculino.

O primeiro campeão olímpico foi o grego Michail Mouroutsos, em Sydney-2000. No confronto decisivo contra o espanhol Gabriel Esparza, vitória do grego por 4 a 2. O primeiro bronze da categoria ficou com o taekwondista de Taiwan, Huang Chih-hsiung.

As seguintes medalhas de ouro foram para Taiwan e México. Os taiwaneses conquistaram sua medalha na edição de Atenas-2004, com Chu Mu-yen, que venceu na final o mexicano Óscar Salazar por 5 a 1. A medalha de bronze ficou com o egípcio Tamer Bayoumi.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Quatro anos depois, em Pequim-2008, os mexicanos subiam mais um degrau do pódio, conquistando a medalha de ouro com Guillermo Pérez. O mexicano bateu, em uma final latina, Gabriel Mercedes, da República Dominicana, que havia desbancado o então campeão olímpico Chu Um-yen na segunda rodada. O confronto foi decidido pela arbitragem após a luta terminar empatada em 1 a 1. Os bronzes ficaram com Rohullah Nikpai, do Afeganistão, e Um-yen, conquistando sua segunda medalha na categoria.

O espanhol Joel González faturou a medalha de ouro em Londres-2012 no peso mosca 58kg (Olympic Channel)

A Espanha conquistou o seu ouro através de Joel González em Londres-2012. Joel era o grande favorito ao ouro da competição e não decepcionou. Na final, ele bateu o sul-coreano Lee Dae-Hoon por 17 a 8. Bronzes para Óscar Muñoz, da Colômbia, e Aleksey Denisenko, da Rússia.

O último campeão olímpico foi Zhao Shuai, da China, que desbancou na final da Rio-2016 o tailandês Tawin Hanprab. Bronzes ficaram para o dominicano Luisito Pie e para Kim Tae-hun.

Medalhistas do peso mosca masculino 58kg nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Sydney-2000Mikhail MouroutsosGREGabriel EsparzaESPHuang Chih-HsiungTPE
Atenas-2004Chu Mu-YenTPEÓscar SalazarMEXTamer SalahEGY
Pequim-2008Guillermo PérezMEXGabriel MercedesDOMChu Mu-Yen
Rohullah Nikpai
TPE
AFG
Londres-2012Joel GonzálezESPLee Dae-HunKORÓscar Muñoz
Aleksey Denisenko
COL
RUS
Rio-2016Zhao ShuaiCHNTawin HanprabTHALuisito Pié
Kim Tae-Hun
DOM
KOR

Quadro de medalhas geral do peso mosca masculino 58kg nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
México1102
Espanha1102
Taipei Chinês1023
Grécia1001
China1001
República Dominicana0112
Coreia do Sul0112
Tailândia0101
Afeganistão0011
Colômbia0011
Egito0011
Rússia0011