Siga o OTD

Lucas Verthein Ferreira

Lucas Verthein – remo – single skiff masculino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento: Rio de Janeiro/RJ
Idade: 23 anos (12/05/1998)
Altura: 1,92m
Pan: 1 (Lima-2019)

PAN
– Lima-2019 (skiff duplo)

Medalhista pan-americano, Lucas Verthein Ferreira, mais conhecido como Lucas Verthein, é um remador carioca que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 na prova do single skiff.

+ CONFIRA TUDO SOBRE O REMO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

Começo, rotina intensa e desde cedo entre os profissionais

Para muitos atletas, a paixão pelo esporte geralmente começa já na infância, nos primeiros contatos com a modalidade. No caso de Lucas Verthein, as coisas não foram assim, tomando um rumo diferente. Quando mais novo, adorava videogames. Há quase uma década, depois de andar pela Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, viu os barcos na água e a curiosidade o motivou a remar.

E a rotina atual começa cedo. Antes de o dia amanhecer, o remador do Botafogo já está na água para a primeira atividade do dia. Começou no clube na reta final de 2012, trabalhando desde então com o treinador e grande parceiro Paulo Vinícius, o Paulinho, nome fundamental ao longo de sua trajetória como atleta.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Na sequência, atua como balconista em uma loja de manutenção de eletrônicos. Desde que a mãe perdeu o emprego, há seis anos, ela agora é cozinheira. Lucas também a auxilia fazendo entregas de comida e arranjando clientes ao redor da capital carioca.

Apesar de competir entre os profissionais desde 2017, ele vive oficialmente a primeira temporada na categoria sênior. O atleta de 23 anos praticamente entrou na modalidade sendo um dos maiores destaques e colecionando resultados expressivos em competições mundo afora.

Pré-Olímpico emocionante e conquistas internacionais

No início de março, Lucas Verthein marcou presença na Regata Continental de Qualificação Olímpica, justamente em casa, na Lagoa Rodrigo de Freitas. Depois de passar pela seletiva nacional, também brilhou até chegar à final do torneio que valia vaga direta para Tóquio 2020.

Quando caiu na água, liderou grande parte da prova, quando viu Felipe Cárdenas Morales, do Chile, se aproximar. Os últimos metros foram decididos centímetro a centímetro. O brasileiro conseguiu cruzar a linha de chegada na primeira colocação, conquistou o título e carimbou o passaporte para defender o país na capital japonesa.

Lucas Verthein - remo - single skiff - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Lucas Verthein, do Botafogo, representará o Brasil em Tóquio no single skiff masculino. Foto: Remo Brasil/Divulgação

+ CONFIRA TUDO SOBRE AS PROVAS DE SKIFF INDIVIDUAL NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO 2020

Em conversa com o Olimpíada Todo Dia, pouco mais de um mês depois da classificação olímpica, o atleta da seleção brasileira comemorou novamente e valorizou o ‘amor’ depositado nestes anos de remo: “A vaga foi um presente! Foi assim que eu senti. Pensando em todos os anos de dedicação a este esporte, cada treino, tudo o que apostei neste caminho… Tem muito amor aí também. Essa vaga simboliza a confirmação de estar fazendo bem as coisas, de estar no caminho certo, bem construído. Estar classificado para os Jogos Olímpicos não tem preço. Todo o esforço de cada dia é para chegar em momentos como esse”, celebrou.

Além do resultado especial no Rio, outros desempenhos chamam a atenção. Verthein foi medalhista mundial júnior em 2016, na Holanda, faturando a medalha bronze, a primeira do Brasil na história da competição. Em Lima 2019, durante os Jogos Pan-Americanos, levou o bronze do double skiff para casa, ao lado de Uncas Tales Batista, companheiro de Botafogo.

Pandemia e expectativas para Tóquio 2020

A pandemia naturalmente atrapalhou a preparação de todos os atletas às vésperas dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, adiados para o ano seguinte. Os treinamentos foram afetados, principalmente no remo. Durante o período, Lucas teve de se adptar para manter o alto rendimento:

“A pandemia pegou a gente de surpresa e virou um desafio para o mundo inteiro. Durante os períodos de quarentena foi bastante complicado. Quando voltei a treinar, ainda mais no remo, que acontece ao ar livre, já fui me adaptando ao ‘novo normal’. Só pensava nessa classificação para os Jogos Olímpicos e sabia que precisaria me adequar rápido e treinar com excelência para conquistar a vaga.”

Lucas Verthein - remo - single skiff - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Do single skiff, Lucas Verthein será o único brasileiro do remo nos Jogos Olímpicos. Foto: Instagram/lucasverthein

O sonho foi realizado com a classificação. Agora, o remador botafoguense ressalta que é a primeira de muitas Olimpíadas que ainda estão por vir. O rápido crescimento na carreira e as grandes vitórias das últimas temporadas o motivam a alcançar o tempo de 6min45s, contagem próxima aos medalhistas da Rio-2016. Atualmente, a melhor marca dele é 6min49.

“Este ciclo olímpico foi muito positivo para mim. Passei por diversas competições internacionais com resultados muito expressivos. Venho me preparando muito desde o início da minha carreira e sempre acredito que as coisas tendem a melhorar. Com o tempo, fui percebendo que eu conseguia continuar num processo de evolução, melhorando meus tempos, minhas metas… E fui vendo o sonho chegar cada vez mais perto. Quando soube que iria disputar o Pré-Olímpico foi a validação de todo o trabalho. O suor valeu a pena”. 

Em 2021

Depois de garantir a vaga para Tóquio 2020, Lucas Verthein ainda caiu na água em outras oportunidades antes da Olimpíada. Para consolidar a boa fase, foi à Europa disputar duas etapas da Copa do Mundo de remo entre maio em junho.

Na primeira, em Lucerna, na Suíça, ao lado do técnico Paulo Vinícius, o único atleta brasileiro da modalidade garantido nos Jogos terminou com a 2ª colocação na Final D. Mais tarde, na cidade italiana de Sabaudia, ficou com o 6º lugar na Final B, pela terceira etapa do torneio mundial.

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
Single skiff masculino – Quartas de Final - Lucas VertheinJogos Olímpicos - Remo2020
Single Skiff masculino – Eliminatórias x Lucas VertheinJogos Olímpicos - Remo2020
Single Skiff masculino – Final B - Lucas VertheinEtapa de Sabaudia da Copa do Mundo de remo2021
Single Skiff masculino – Semifinal A/B - Lucas VertheinEtapa de Sabaudia da Copa do Mundo de remo2021
Single Skiff masculino – Eliminatórias x Lucas VertheinEtapa de Sabaudia da Copa do Mundo de remo2021
Single Skiff masculino – Final D x Lucas VertheinEtapa de Lucerna da Copa do Mundo de remo2021
Single Skiff masculino – Quartas de Final x Lucas VertheinEtapa de Lucerna da Copa do Mundo de remo2021
Single Skiff masculino – Eliminatórias x Lucas VertheinEtapa de Lucerna da Copa do Mundo de remo2021
Single Skiff Masculino (M1x) – Final - Lucas VertheinRegata de Qualificação Olímpica do remo2021
Single Skiff Masculino (M1x) – Semifinais - Lucas VertheinRegata de Qualificação Olímpica do remo2021
Single Skiff Masculino (M1x) - Lucas VertheinRegata de Qualificação Olímpica do remo2021
Single Skiff – Final C x Lucas VertheinMundial Sub-23 de Remo2019
Single Skiff – Quartas x Lucas VertheinMundial Sub-23 de Remo2019
Single Skiff masculino x Lucas VertheinMundial Sub-23 de Remo2019