Siga o OTD

Andressa Alves da Silva

Andressa Alves – seleção brasileira de futebol feminino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. São Paulo/SP
Idade: 28 anos (10/11/1992)
Altura: 1,68m
Peso:58kg
Clube: Roma/Itália
Olimpíada: 1 (Rio-2016)
Pan: 1 (Toronto-2015)

PAN
-Toronto-2015

Andressa Alves da Silva é uma meio-campista que atualmente defende a Roma, na Itália, e que defenderá a seleção brasileira de futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o futebol feminino em Tóquio 2020

A atleta não estava inicialmente convocada para compor o elenco da seleção feminina, mas contou com uma ajuda da FIFA para se garantir na Olimpíada.

Chutando a cabeça da boneca

Assim como muitas outras mulheres, Andressa Alves começou a praticar a modalidade utilizando cabeças de bonecas, pois quando era criança não ganhou nenhuma bola. Mesma que tenha sido velado, a atleta precisou superar esse preconceito para prosperar na carreira.  

Andressa Alves assistia pela janela de sua casa os garotos jogando na rua quando decidiu pegar uma de suas bonecas e usar a cabeça como bola. Atualmente com 27 anos, a jogadora tem passagens pela seleção brasileira desde as categorias de base, participando das edições de 2010 e 2012 da Copa do Mundo Sub-20. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

Na seleção feminina, Andressa Alves conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto-2015 e participou dos Jogos Olímpicos Rio-2016 e da Copa do Mundo de 2015, no Canadá, e 2019, na França. A meio-campista foi campeã também da Copa América de 2014 e 2018. Com a camisa amarela, a canhota marcou 18 gols em 84 partidas. 

Por clubes, a jogadora iniciou com 18 anos no Juventus, de São Paulo, em 2010. Ainda no futebol brasileiro, Andressa Alves vestiu a camisa do Foz Cataratas, Centro Olímpico, Ferroviária e São José. E foi no São José que ela ganhou o título da Copa Libertadores em 2014.

Pioneira na Europa

A carreira internacional teve seu início no Boston Breakers, dos Estados Unidos. Em seguida, jogou pelo Montpellier, da França, e foi a primeira brasileira a atuar no Barcelona, da Espanha, e na Roma, da Itália. 

A passagem pelo Montpellier foi de apenas uma temporada, em 2015. No Barcelona, a meio-campista canhota jogou por três anos, levantando os troféus da Copa da Rainha em 2017 e 2018 e chegando à final da Liga dos Campeões de 2018.

Em sua primeira época pela Roma, Andressa Alves participou de 12 jogos e anotou cinco gols, com 874 minutos em campo.

andressa alves roma copa da itália  seleção brasileira de futebol feminino - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Andressa Alves, meia da Roma e da seleção feminina (twitter/asromafemminile)

Em 2021

Andressa Alves fez outra boa temporada pela Roma e ajudou a equipe da capital italiana a conquistar a Copa da Itália na temporada 2020/21. Foram 15 gols marcados da brasileira na Copa da Itália e Campeonato Italiano.

Em junho, Andressa foi do inferno ao céu em questão de duas semanas.

Isso ocorreu porque o nome de Andressa Alves não apareceu entre as 18 selecionadas da técnica Pia Sundhage para compor a seleção feminina os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ela, no entanto, integrou a lista de quatro atletas suplentes caso algo ocorresse com uma das inicialmente convocadas.

Logo depois, Andressa contou com uma grande ajuda da FIFA. A maior entidade do futebol divulgou no último dia de junho a ampliação de 18 para 22 o número de atletas que podem ser convocados pelas seleções de futebol olímpico para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com isso, os grupos comandados André Jardine e Pia Sundhage serão reforçados por mais quatro atletas.

Desse modo, Andressa Alves carimbou seu passaporte para a Olimpíada.

Confira o perfil de TODAS as jogadoras que representarão o Brasil em Tóquio

Goleiras: Bárbara (Avaí/Kindermann), Letícia Izidoro (Benfica-POR) e Aline Reis (Tenerife-ESP)

Defensoras: Poliana (Corinthians), Bruna Benites (Internacional), Rafaelle (Palmeiras), Erika (Corinthians), Tamires (Corinthians), Jucinara (Levante-ESP) E Letícia Santos (Frankfurt-ALE)

Meio-Campistas: Marta (Orlando Pride-EUA), Formiga (São Paulo), Andressinha (Corinthians), Júlia Bianchi (Palmeiras), Duda (São Paulo), Debinha (North Carolina Courage), Adriana (Corinthians) e Andressa Alves (Roma-ITA)

Atacantes: Ludmila (Atlético de Madrid-ESP), Bia Zaneratto (Palmeiras), Geyse (Madrid CFF) e GIovana Queiroz (Barcelona-ESP).

viagra