Siga o OTD

Marlon Zanotelli

Marlon Zanotelli – hipismo saltos – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. São Luis /MA
Idade: 33 anos (02/02/1996)
Altura: 1,82m
Peso: 65kgs
Olimpíada: 1 (Rio-2016)
Pan: 2 (Toronto-2015, Lima-2019)

PAN
Lima-2019 (Individual e por equipes)

Marlon Zanotelli é um cavaleiro olímpico brasileiro que representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nos saltos do hipismo, tanto no individual quanto por equipes, junto com seu cavalo VDL Edgar. Contudo, um deles será reserva, já que apenas três titulares podem competir tanto no individual como por equipes.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o hipismo em Tóquio 2020

Sétimo colocado do ranking mundial atualmente, Zanotelli terá a companhia em Tóquio dos conjuntos: Pedro Veniss/Quabri de L’Isle, Rodrigo Pessoa/Carlitos Way, Yuri Mansur/ QH Alfons Santo Antonio. Contudo, um deles será reserva, já que apenas três titulares podem competir tanto no individual como por equipes.

Puro sangue

Os cavalos estão no sangue. Marlon Zanotelli é a terceira geração de cavaleiros de sua família. O avô era militar e fazia parte da cavalaria montada no Rio Grande do Sul. O pai, Mário, também gaúcho, aprendeu a montar nos cavalos do regimento.

A paixão pela montaria teve início aos quatro anos quando, ainda como brincadeira, Marlon passou a subir nos cavalos na escola de equitação dirigida por seu pai, em São Luís do Maranhão. 

+ Datas, chances de Marlon Zanotelli, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre a prova dos SALTOS em Tóquio

Logo depois disso, a família de Marlon Zanotelli decidiu apostar na carreira de cavaleiro de seu pai e saíram do Maranhão com destino ao rio de Janeiro. Na época a família venceu a casa e compraram um caminhãozinho para participar das competições.

Tudo mudou para Marlon Zanotelli em 1996. Ainda criança, o atleta voltou para o nordeste com sua família e ao chegar em Fortaleza passou a montar de verdade, “Antes era só diversão”, define o próprio Zanotelli.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

Aos 12 anos, o cavaleiro já sabia o que queria fazer da vida, porém como o pai achava que o gosto com os animais deveria ser tratado como hobby, os estudos foram levados como prioridade até o fim da faculdade.

Marlon Zanotelli fica em 3º em estreia na Etapa de Paris

Entrando para a história do hipismo brasileiro

Já formado, a oportunidade de seguir o sonho apareceu para Marlon Zanotelli. Um oportunidade de estagiar na Bélgica como cavaleiro Ludo Philippaerts bateu em sua porta e o brasileiro aproveitou. No velho continente, lugar onde se tem as melhores competições, atletas, cavalos e condições de preparação, Marlon aprendeu e cresceu.

Na Europa, o cavaleiro brasileiro conseguiu entrar e se manter entre os melhores do mundo nas competições de salto e alcançou o melhor momento da carreira.

Em 2019, Marlon Zanotelli conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, o 1º nas competições individuais do Brasil no hipismo na história da competição, e habilitou o país para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 em sua modalidade. 

Além disso, venceu a competição dos saltos com a equipe ao lado de Rodrigo Lambre, Pedro Veniss e Eduardo Menezes.

Marlon Zanotelli, Rodrigo Lambre, Pedro Veniss e Eduardo Menezes hipismo saltos é ouro no salto individual em Lima 2019 (arquivo)

Em 2021

Desde a volta dos saltos do hipismo após a pandemia, Marlon Zanotelli se manteve entre os melhores, conquistando uma série de torneios importantes e sempre figurando entre os melhores do mundo.

Os resultados conquistados durante esse tempo – principalmente os obtidos entre fevereiro e maio – fizeram com que pela primeira vez, Marlon Modolo Zanotelli entrasse no Top 10 do ranking mundial de Salto FEI Longines (com eventos válidos entre 01/06/2019 e 31/05/2021).

Em julho, Zanotelli atingiu um feito histórico em sua carreira. O cavaleiro ganhou mais três posições no ranking mundial e agora ocupa o 7º posto com 2490 pontos no ranking. Essa é a melhor colocação do cavaleiro maranhanense de 32 anos.

Pouco antes do início dos Jogos, Marlon Zanotelli e Luiz Francisco de Azevedo competiram no CSI5* Valkenswaard, evento 5 estrelas na Holanda. Ambos conseguiram um segundo e um terceiro lugar, respectivamente, em duas provas da prestigiada competição. 

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
Salto – Qualificação individual x Marlon ZanotelliJogos Olímpicos - Hipismo2020
CSI5* LGCT Monaco x Marlon ZanotelliHipismo Saltos2021
CSI5* LGCT Monaco x Marlon ZanotelliHipismo Saltos2021
CSI5* LGCT Monaco x Marlon ZanotelliHipismo Saltos2021
CSI5* LGCT St Tropez x Marlon ZanotelliHipismo Saltos2021
CSI5* LGCT St Tropez x Marlon ZanotelliHipismo Saltos2021
CSI5* LGCT St Tropez x Marlon ZanotelliHipismo Saltos2021
Saltos – Final individual – Round 1 - Marlon ZanotelliJogos Pan-Americanos - Hipismo2019
Saltos – Segunda competição – Round 2 – Final por equipes e terceira classificatória individual x Marlon ZanotelliJogos Pan-Americanos - Hipismo2019
Saltos – Segunda competição – Round 1 – Primeira rodada por equipes e segunda classificatória individual x Marlon ZanotelliJogos Pan-Americanos - Hipismo2019
Saltos – Primeira competição individual e por equipes x Marlon ZanotelliJogos Pan-Americanos - Hipismo2019
CSI5* 1,50/1,55m com jump-off x Marlon ZanotelliEtapa de Paris do Global Champions Tour2018