Siga o OTD

Peso pesado masculino +80kg

Peso pesado masculino +80kg – Taekwondo – Olimpíada Tóquio 2020 

 

Chances do Brasil no peso pesado masculino +80kg nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Em Tóquio o Brasil não terá representantes na categoria peso pe.sado masculino +80kg

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para os Jogos

O Brasil no peso pesado masculino +80kg dos Jogos Olímpicos

Maicon Siqueira taekwondo
Maicon Siqueira (de azul) enfrenta o francês M’Bar N’Diaye durante os Jogos Rio-2016 (Saulo Cruz/Exemplus/COB)

Assim como no feminino, a categoria peso pesado também deu ao Brasil a primeira medalha no masculino em Jogos Olímpicos. O mineiro Maicon Siqueira foi o primeiro representante do país na categoria e conquistou logo a medalha de bronze na Rio-2016. Maicon estreou vencendo o norte-americano Stephen Lambdin por 9 a 7. Logo em seguida o brasileiro caiu diante de Abdoul Issoufou, do Níger, por 6 a 1. O nigerino mais tarde viria a conquistar a medalha de prata, a primeira na história olímpica de seu país.

Com a derrota, o mineiro de Justinópolis passou a lutar pelo bronze na repescagem. No combate que valeu a classificação para a luta do bronze o brasileiro enfrentou o francês M’bar N’diaye e venceu por 5 a 2. Na última luta, vitória sobre o britânico Mahama Cho de virada, conquistando assim a primeira medalha masculina do Brasil no taekwondo.

Histórico do peso pesado masculino +80kg nos Jogos Olímpicos

O peso pesado +80kg é a única em que a Coreia do Sul domina no masculino. São três medalhas de ouro, conquistadas de forma consecutiva, e uma medalha de bronze. Itália e Azerbaijão são os dois países que completam os campeões olímpicos no peso-pesado.

O domínio sul-coreano teve início em Sydney-2000, com Kim Kyong-hun. Kim se sagrou campeão vencendo o australiano Daniel Trenton na disputa final. A única medalha de bronze da edição ficou com o francês Pascal Gentil.

Quatro anos depois, em Atenas-2004, foi a vez de Moon Dae-sung conquistar o bicampeonato para a Coreia do Sul. Dae-sung foi superior durante todo o torneio, inclusive ganhando a final contra o grego Alexandros Nikolaidis por nocaute. O bronze ficou novamente com o francês Pascal Gentil, repetindo a posição alcançada quatro anos antes.

O terceiro título sul-coreano veio através de Cha Dong-min, em Pequim-2008. Assim como na edição anterior, a final foi disputada contra o grego Alexandros Nikolaidis, e novamente a Coreia levou a melhor. Chika Chukwumerije, da Nigéria, e Arman Chilmanov, do Cazaquistão, ficaram com as medalhas de bronze.

Após três ciclos de domínio, a Coreia do Sul enfim ficou fora do pódio na edição de Londres-2012. O título foi conquistado pelo italiano Carlo Molfetta, medalhista de bronze no Campeonato Mundial de 2011, batendo na final o gabonês Anthony Obame. O confronto foi muito equilibrado e acabou sendo decidido em favor do italiano pela arbitragem após a luta terminar empatada em 9 a 9. O cubano Robelis Despaigne conquistou a primeira medalha de bronze em disputa, enquanto a segunda medalha ficou com o chinês Liu Xiaobo.

Radik Isayev conquistou a primeira medalha para o Azerbaijão no taekwondo com o ouro no peso pesado na Rio-2016 (Reprodução)

O último campeão olímpico entre os pesados foi o azeri Radik Isayev, no Rio de Janeiro em 2016. A primeira medalha do Azerbaijão na modalidade veio após as vitórias contra atletas do Cazaquistão, Coreia do Sul e Grã-Bretanha. Na final, Isayev venceu seu oponente do Níger, Abdoul Issoufou, por 6 a 2.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Medalhistas do peso pesado masculino +80kg nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Sydney-2000Kim Gyeong-HunKORDaniel TrentonAUSPascal GentilFRA
Atenas-2004Mun Dae-SeongKORAlexandros NikolaidisGREPascal GentilFRA
Pequim-2008Cha Dong-MinKORAlexandros NikolaidisGREArman Chilmanov
Chika Chukwumerije
KAZ
NGR
Londres-2012Carlo MolfettaITAAnthony ObameGABLiu Xiaobo
Robelis Despaigne
CHN
CUB
Rio-2016Radik İsayevAZERazak AlfagaNIGMaicon Siqueira
Cha Dong-Min
BRA
KOR

Quadro de medalhas geral do peso pesado masculino +80kg nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Coreia do Sul3014
Azerbaijão1001
Itália1001
Grécia0202
Austrália0101
Gabão0101
Níger0101
França0022
Brasil0011
Cuba0011
Cazaquistão0011
Nigéria0011
China0011