Siga o OTD

Ícaro Miguel Soares

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Betim/MG
Idade: 26 anos (29/04/1997)
Altura: 1,87m
Peso: 80kg
Pan: 1 (Lima-2019)
Olimpíada: 0

MUNDIAL
– Manchester-2019 (até 87kg)

PAN
– Lima-2019 (até 80kg)

Ícaro Miguel é uma dos atletas do taekwondo que representará o Brasil na categoria peso médio masculino (até 80kg) nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Favoritos, datas e chances de Ícaro e mais; Confira tudo sobre o peso médio masculino em Tóquio

O mineiro compete nas duas categorias, 87 kg e 80 kg, mas somente a mais leve entre as duas faz parte do programa dos Jogos Olímpicos.

Acidente na vista

Ícaro Miguel Martins Soares é natural de Betim, Minas Gerais. Aos seis anos de idade, ele sofreu um acidente caseiro. A mãe se confundiu, pingou amônia ao invés de água boricada em seu olho direito. O incidente queimou a córnea, retina e nervo óptico queimados, deixando-o, atualmente, com apenas 10% da visão.

Com oito para nove anos, Ícaro comentou com o pai que queria fazer uma luta. O pai e a mãe já tinham feito taekwondo e não pensaram duas vezes em iniciar o filho. No fim das contas, a família toda começou a treinar taekwondo, mas apenas Ícaro seguiu em frente.

Em 2010, Ícaro pegou sua faixa preta e entrou para o time do Sesi da cidade, onde ficou até 2014. Em 2012, ele participou de seu primeiro Campeonato Mundial.

Pirata Faixa preta

Daí em diante, o atleta entrou para o time Two Brothers, de São Caetano, sinônimo de excelência no taekwondo. Em 2017, Ícaro participou de seu segundo Campeonato Mundial.

+ Confira TUDO sobre TODAS as provas do taekwondo na Olimpíada de Tóquio 2020

Em 2018, veio a primeira grande conquista. Pelo Pan-Americano de taekwondo, Ícaro terminou com a prata Spokane, nos Estados Unidos.

Ícaro Miguel taekwondo peso médio Jogos Olímpicos de Tóquio 2020
Ícaro Miguel comemora suas conquistas em um gesto que faz alusão ao acidente que sofreu no olho (arquivo)

O melhor ano

Embalado, 2019 foi o grande ano do atleta. Pelo Campeonato Mundial de Manchester, na Inglaterra, Ícaro foi finalista e só foi superado pelo o russo Vladislav Larin, terminando com a prata na competição. Ainda em 2019, também conquistou o bronze no Grand Prix de Sofia, na Bulgária.

Em seguida, Ícaro foi para os Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, no Peru. Novamente, o brasileiro foi finalista, mas terminou com a prata na categoria até 87kg, que não é olímpica.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Em 2020, Ícaro conquistou a sua vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 ao ser finalista do torneio Pré-Olímpico Pan-Americano realizado em Heredia, na Costa Rica. Pouco tempo depois, Ícaro assumiu o primeiro lugar no ranking mundial da categoria até 87 kg, tornando-se o primeiro atleta brasileiro a liderar um ranking.

Ícaro Miguel open costa rica taekwondo
Ícaro Miguel,o representante do Brasil em nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 no peso médio (até 80kg) (Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

Em 2021

A primeira competição de Ícaro Miguel ocorreu em abril no Aberto de Sófia, na Bulgária. Lutando na categoria até 87 kg, Ícaro Miguel foi derrotado apenas na decisão e ficou com a medalha de prata.

Mais tarde, em junho, disputa do Pan-Americano de taekwondo na categoria até 87kg, Ícaro Miguel entrou na competição direto na semifinal. No primeiro combate, o brasileiro teve pela frente o americano Dallas Parker e a vitória veio com muita facilidade, por 34 a 2. Na decisão, o representante do Brasil, venceu o oponente o Bryan Salazar, do México, no Golden Score e levou a medalha de ouro.

Na sequência, Ícaro participou Open do México de taekwondo, em Cancún. O atleta levou a medalha de prata, perdendo a final para o canadense John Stewart.

Atualmente, Ícaro Miguel ocupa a quarta colocação do ranking olímpico, atrás apenas de Cheick Cisse (Costa do Marfim), Milad Harchegani (Azerbaijão) e Maksim Khrmtcov (Rússia).

RESULTADOS

DataProvaHorário/ResultadoLigaTemporada
87kg x Ícaro MiguelMundial de taekwondo2019