Siga o OTD

Masculino

Lorite analisa participação brasileira nos Jogos OlímpicosJogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Basquete 3×3 – Masculino

Calendário e resultados

DISPUTA DO QUINTO LUGAR

DISPUTA DO BRONZE

Chances do Brasil

Excluindo o Peru por ser sede dos Jogos Pan-Americanos, os outros países obtiveram a vaga confirmada através de suas respectivas colocações no ranking da FIBA até o dia 1 de novembro de 2018. Pela boa posição, o Brasil inicia a trajetória em Lima como candidato importante na briga por medalhas. No momento, a federação brasileira ocupa o 13º posto, sendo o segundo representante das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos (8º).

A equipe verde e amarela ainda entrará em quadra para participar da Copa do Mundo da modalidade em junho, podendo já desembarcar no Peru como grande favorito ao ouro. O maior evento do esporte será disputado em Amsterdã, na Holanda.

Cada país participante tem o direito de convocar quatro jogadores para os Jogos Pan-Americanos, que ainda não foram confirmados oficialmente. Caso o Brasil utilize o ranking individual de pontuação da FIBA, os atletas com melhor retrospecto no princípio de abril são Felipe Camargo (413,630), Jonatas Mello (405,280), Luiz Felipe Soriani (366,400) e William Evangelista (340,710), todos defendem o São Paulo DC.

Local da competição

Ginásio Coliseo Eduardo Dibos

Local: San Borja, Lima

Capacidade: 6.000 torcedores

A estrela dos Jogos

Para a edição de estreia do basquete 3×3 nos Jogos Pan-Americanos, o time dos Estados Unidos pode ser considerado como a grande potência do evento na modalidade. Apesar dos países europeus liderarem o ranking de atletas com Sérvia, Hungria, Letônia e Holanda, os norte-americanos mantêm a tradição imponente no basquete convencional e também possuem jogadores importantes no elenco para sonhar alto em Lima 2019.

Por ter partidas dinâmicas e de muita variação no marcador, o basquete 3×3 pode acarretar surpresas. Ainda assim, Damon Huffman, Craig Moore, Dan Mavraides e companhia certamente estarão na luta pelo lugar mais alto do pódio.

O esporte

As regras do basquete 3×3 são semelhantes ao basquete tradicional. No entanto, as diferenças devem ser destacadas. Como o nome já diz, cada time envolvido pode mandar apenas três jogadores para a quadra. Por sua vez, a contagem dos pontos recebe outro tratamento: para cada arremesso convertido dentro do arco, um ponto; acertos de trás do arco, dois pontos garantidos.

O duelo tem duração de dez minutos. Se alguma equipe fizer 21 pontos antes do tempo regulamentar, a vitória está automaticamente confirmada. Além disso, vale mencionar que o esporte recebe um caráter urbano em sua criação, mantido como tradição. Durante o jogo, músicas agregam ao evento.