Siga o OTD

Márcio Soares Teles

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Paracambi/RJ
Idade: 27 anos (27/01/1994)
Altura: 1,80m
Peso: 68kg
Clube: Orcampi (SP)
Olimpíada: 1 ( Rio-2016)

Márcio Teles será, junto com Alisson dos Santos, um dos representantes do atletismo Brasil na prova dos 400m com barreiras masculino nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

+Rivais, recordes, favoritos e mais: Confira TUDO sobre a prova dos 400m com barreiras em Tóquio

Até 2012, Márcio Teles sequer pesava no atletismo. A vida do carioca estava mais ligada ao futebol, onde jogava de meia-atacante e lateral-esquerdo em equipes de futebol de Seropédica, município próximo de Paracambi, na Baixada Fluminense, onde nasceu.

Prestes a disputar um campeonato, Márcio Teles ficou sem a vaga por um problema de documentação, mas foi indicado pelo irmão para um time de atletismo. Logo de cara ganhou os 100m e ficou em segundo nos 200m durante uma competição na região.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Tudo isso usando uma chuteira de society. Após achar sua verdadeira vocação, Márcio Teles iniciou o processo de aprimorar sua técnica e com os treinos, percebeu que tinha fôlego para buscar distâncias maiores. Saltou para os 400m, uma das provas mais desafiadoras do atletismo, já que requer a rapidez de um velocista em um percurso maior.

Orientado por Antônio Euzébio Dias Ferreira, especialista na distância e nos 400m com barreiras, Márcio Teles encontrou de vez seu caminho e decidiu seguir na prova.

Imprevistos e títulos

Apesar de alguns imprevistos, como uma lesão no quadril que o tirou das competições por quatro meses, o carioca cresceu no cenário nacional, participou dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foi campeão dos Jogos Sul-Americanos em 2016 e garantiu vaga no Mundial de Londres de 2017, onde tropeçou nas barreiras e caiu na semifinal.

Em 2019, também esteve no Mundial de Doha, mas não conseguiu um bom tempo e parou nas eliminatórias. No mesmo ano, o atleta levou o quarto título seguido do Troféu Brasil de Atletismo. e foi eleito o melhor atleta de toda a competição. Na ocasião, o carioca garantiu o índice olímpico ao terminar os 400m com barreiras em 48s60, o recorde do torneio. Com essa marca, o barreirista seria finalista das Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Nesse ano, Márcio Teles manteve a hegemonia no principal torneio nacional. Em junho, levou o pentacampeonato na prova dos 400 m com barreiras. O carioca venceu com o tempo de 49s98, seu melhor resultado no ano.

Conheça mais sobre Márcio Teles, atleta do atletismo que defenderá o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio na prova dos 400m com barreiras
Márcio Teles será um dos representantes do Brasil na Olimpíada (Osvaldo F./B3 Atletismo)