Siga o OTD

Rangel Luan da Rosa

Rangel Rosa – seleção brasileira de handebol masculino – Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Ficha TécnicaMedalhas
Nascimento:. Seara/SC
Idade: 25 anos (11/05/1996)
Altura: 1,88m
Peso: 94kg
Clube: Granollers/Espanha
Olimpíada: 0
Pan: 0

PAN
-Lima-2019

Uma das novas revelações do handebol brasileiro, Rangel Rosa será o goleiro reserva da seleção brasileira de handebol masculino na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol MASCULINO em Tóquio 2020

No Japão, fará alternâncias com Ferrugem e será importante no caminho do time rumo a uma inédita vitória nas quartas de final olímpica.

Crescimento rápido

Catarinense de Seara, Rangel Rosa começou a jogar handebol com 12 anos assim como a maioria dos jogadores: na escola. Logo em seguida, foi convidado por amigos para ir a uma escolinha de handebol na minha cidade e se apaixonou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK 

Desde cedo, obteve sucesso com a seleção Em 2014, se sagrou campeão pan-americano juvenil sobre a Argentina, em torneio disputado no país vizinho. Um ano depois, já estava jogando na Romênia, um dos países mais tradicionais e fanáticos por handebol.

Jogando com os melhores do mundo, continuou em evolução, a ponto de ser selecionado para compor o elenco da seleção durante os preparatórios para os Jogos Olímpicos do Rio. No corte final, no entanto, acabou ficando de fora. Mais tarde, venceu o título pan-americano adulto, novamente com a Argentina.

Clube fechando portas e sucesso na Espanha

Sua passagem pela terra do Conde Drácula acabou sendo curta. Isso porque o clube fechou as portas, fazendo com que Rangel buscasse outra liga europeia. Encontrou espaço no Villa de Aranda, da Espanha, mas foi contratado em 2018 para jogar no Bidasoa Irun, time da cidade localizada no nordeste do país, quase na fronteira com a França.

Clube romeno fecha e Rangel da Rosa acerta com equipe espanhola
Goleiro Ferrugem e a equipe do Benidorm não puderam sair da Espanha e estão eliminados da Liga Europei de handebol (facebook/clubbalonmanobenidorm)

Com o Bidaosa Irun, viveu sua melhor temporada em 2018/19. Ajudou a equipe a chegar na final do Campeonato Espanhol de Handebol, e, na fase final da Copa Asóbal. Em ambos, saiu com o vice-campeonato, perdendo a final para o forte Barcelona.

Com o segundo lugar no torneio nacional, Rangel teve a oportunidade disputar uma edição da Champions League, algo que todo jogador de handebol sonha em realizar. Na maior competição europeia, ajudou a equipe a se classificar em primeiro do grupo, caindo na partida mata-mata que levaria o time às oitavas de final. Nos dois confrontos contra o Wisla Pock, da Polônia, o Bidasoa perdeu no placar agregado por 51 a 49.

Finalmente com a Seleção

As atuações de Rangel com o Bidasoa Irun chamaram a atenção e o goleiro finalmente fez sua estreia em grandes competições com a camisa da seleção brasileira de handebol masculino. No Mundial de 2019, disputado na Alemanha e na Dinamarca, foi um destaques do time que conseguiu um inédito nono lugar.

+ Tabela, chances do Brasil, favoritos e mais: Saiba TUDO sobre o handebol FEMININO em Tóquio 2020

Mais tarde, a primeira grande medalha, ainda que não a mais desejada. Rangel integrou o elenco que ficou com o bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru. A derrota na semifinal para o Chile, no entanto, impossibilitou a conquista da vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que teria sido alcançada em caso do título continental.

Em 2020, Rangel deixou o Bidasoa e seguiu para o Logroño, equipe de muita tradição e que foi terceira colocada nas últimas edições co Campeonato Espanhol.

Em 2021

Rangel teve excelente temporada com o Logroño. No Campeonato Espanhol, teve bastante atividade e ajudou sua equipe a ficar com o terciero lugar. Foi o melhor goleiro do Campeonato em termos de defesas feitas (288 em 920 arremessos) e ficou no Top10 em relação ao melhor aproveitamento (31,3%).

Com o Brasil, primeiro disputou o Mundial do Egito em janeiro. Na ocasião, teve mais espaço de jogo, uma vez que Ferrugem não pode se juntar ao grupo por ter contraído o coronavírus. O catarinense teve boa performance, defendendo 27% dos arremessos contra o gol do Brasil, indo melhor do que os experientes Cesar Bombom e Maik.

No Pré-Olímpico de Montenegro, em março, Rangel ajudou o time a conquistar a suada vaga na Olimpíada de Tóquio

Em junho, Rangel Rosa foi anunciado como o novo goleiro do Granollers, time que terminou na terceira colocação do Campeonato Espanhol em 2020-21. Para o seu lugar no Logroño, chegará Ferrugem, titular da seleção brasileira.

Assim como ocorreu em 2016, Rangel seguiu com o grupo que se preparava para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Dessa vez, no entanto, não foi cortado e integrará o elenco do Brasil no Japão.