Siga o OTD

Patinação de velocidade

Patinação de velocidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022

Patinação de velocidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim-2022
COI

AO VIVO: 05/02 – 5h30 – 3000 m feminino

Calendário

A Patinação de Velocidade em Jogos Olímpicos de Inverno

Atletas em ação durante prova de patinação de velocidade dos Jogos de Lake Placid-1932 (Crédito: COI)

Esporte bastante tradicional, a patinação de velocidade está presente desde a primeira edição dos Jogos Olímpicos de Inverno, em 1924, na cidade de Chamonix, na França. Na época, os atletas já disputavam quatro provas. Entretanto, as mulheres puderam competir apenas em 1960, na edição de Squaw Valley, nos Estados Unidos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Sua origem remota à Antiguidade, com o hábito das pessoas de se locomoverem com os patins em lagos congelados. As primeiras corridas surgiram no século 19. É um esporte de velocidade, ou seja, vence quem tiver o menor tempo – com exceção da largada coletiva que define os primeiros colocados pela pontuação.

As disputas

Equipe feminina de sprint da Holanda: país é a principal potência da patinação de velocidade e pode ser escolhida como sede da “bolha” (Christian Kaspar-Bartke/ISU)

Nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022, a patinação de velocidade possui cinco provas em cada gênero nas distâncias individuais: 500, 1000 e 1500 metros para homens e mulheres, 3 mil e 5 mil na disputa feminina, além de 5 mil e 10 mil na competição masculina. Ainda há a largada coletiva e uma prova por equipes com a disputa da perseguição.

Nas distâncias, os atletas competem em pares na pista oval e realizam a tomada de tempo que vai definir a classificação final. A exceção é a largada coletiva: são 16 voltas na pista e os três primeiros colocados ganham pontos a cada quatro voltas. Assim, as posições são definidas de acordo com a pontuação.

Local de competição

As provas da Patinação de Velocidade acontecerão no ginásio Nacional Oval. A estrutura foi construída especificamente para a disputa dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. A primeira prova vai ser no dia 5 de fevereiro, às 5h, com a prova feminina de 3 mil metros.

Fique de Olho!

Wu Dajing patinação de Velocidade em Pista Curta Jogos de Inverno Pequim 2022 destaques
(Getty Images)

A equipe dos Países Baixos é a principal potência do esporte e deve dominar a patinação de velocidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. Além dos veteranos Ireen Wüst e Sven Kramer, o país conta com Thomas Krol entre os homens e Antoinette de Jong entre as mulheres. O sueco Nils van der Poel também se destaca entre os homens, enquanto que a japonesa Miho Takagi é cotada entre as mulheres.

O Brasil na Patinação de Velocidade

Larissa Paes - Patinação de velocidade no gelo - Pequim 2022 - Jogos Olímpicos de Inverno
Larissa Paes chegou perto de conseguir uma vaga para Pequim-2022

O Time Brasil não tem representantes na patinação de velocidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022. Mas foi a primeira vez que o país competiu no pré-olímpico e teve chances, ainda que remotas, de classificar dois atletas no esporte.

João Victor da Silva e Larissa Paes atingiram os requisitos de tempo esperados para os Jogos Olímpicos na disputa da largada coletiva. Entretanto, era preciso atingir a pontuação também na Copa do Mundo e os atletas, em comum acordo com a CBDG, resolveram seguir com a preparação traçada para os Jogos de 2026, em Milão/Cortna D’Ampezzo, em vez de forçar o ritmo para Pequim 2022.