Siga o OTD

Peso pena feminino 57kg

Peso pena feminino 57kg – Taekwondo – Jogos Olímpicos Tóquio 2020 

 

Chances do Brasil no peso pena feminino 57kg nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020

Em Tóquio o Brasil não terá representantes na categoria peso pena feminino 57kg.

+ Veja a lista dos brasileiros classificados para os Jogos

O Brasil no peso pena feminino 57kg dos Jogos Olímpicos

A categoria peso pena feminina 57kg é uma das que mais contou com a participação de brasileiras em Jogos Olímpicos. Foram três participações nas cinco edições já disputadas, sendo a melhor posição um nono lugar conquistado nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

A nossa primeira representante foi a londrinense Carmen Silva logo na estreia da modalidade nas Olimpíadas de Sydney-2000. Carmen acabou sendo superada logo na primeira luta pela italiana Cristiana Corsi, se despedindo das Olimpíadas em 10° lugar.

Com o 9º lugar em Pequim-2008, Debora Nunes tem o melhor resultado brasileiro no peso pena feminino 57kg em Olimpíadas (Reprodução)

Nossa melhor posição veio com Debora Nunes em Pequim-2008. Após ficar ausente em 2004, o Brasil foi representado pela gaúcha na edição chinesa dos Jogos Olímpicos. Débora venceu a primeira luta por W.O contra Leilatou Lele, do Níger, mas caiu logo em seguida para Martina Zubcic, da Croácia, em uma luta apertada por 3 a 2. O nono lugar de Débora Nunes é ainda hoje nosso melhor resultado na categoria.

A última representante brasileira foi Júlia Vasconcelos, na Rio-2016. Escolhida para ocupar uma das vagas do país-sede, a paulista de São José dos Campos acabou sendo derrotada por Suvi Mikkonen da Finlândia logo em sua estreia.

Histórico do peso pena feminino 57kg nos Jogos Olímpicos

Coreia do Sul e Grã-Bretanha brigam pelo domínio da categoria peso-pena feminino, sendo os dois únicos países que já subiram ao pódio na competição. A Coreia do Sul conquistou as três primeiras edições, enquanto a Grã-Bretanha conquistou as duas edições seguintes. A britânica Jade Jones é a única bicampeã olímpica da categoria.

O primeiro título olímpico da Coréia do Sul veio através de Jung Jae-eun em Sydney-2000. A atleta era uma das grandes favoritas ao pódio, tendo conquistado o mundial de 1997 e a medalha de prata no mundial de 1999. A medalha foi obtida na final contra a vietnamita Tran Hieu Ngan com um placar de 2 a 0. O bronze da categoria ficou com a turca Hamide Bıkçın Tosun.

A sul-coreana Jung Jae-eun conquistou em Sydney-2000 a primeira medalha de ouro olímpica no peso pena feminino 57kg (Reprodução)

Quatro anos depois, em Atenas (GRE), era a vez de Jang Ji-won conquistar o bicampeonato para a Coreia do Sul. Campeã mundial de 2001 na mesma categoria, Ji-won bateu na final de Atenas-2004 a estadunidense Nia Abdallah. A medalha de bronze ficou com a mexicana Iridia Salazar, três vezes vice-campeã mundial.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

O terceiro título sul-coreano na categoria 57 kg foi conquistado por Lim Su-jeong nos Jogos de Pequim-2008. A campanha de Lim começou com uma vitória apertada por 1 a 0 contra a taiwanesa Su Li-wen. Em seguida a sul-coreana passou por uma atleta da Nova Zelândia e outra da Itália, se classificando para a final.

Na grande final novamente uma luta apertada, definida no placar mínimo de 1 a 0 sobre a turca Azize Tanrikulu. O primeiro dos bronzes ficou com a sérvia Martina Zubcic, que derroutou a brasileira Débora Nunes na segunda rodada. O outro bronze foi conquistado por Diana López, campeã mundial em 2005 e irmã do multicampeão Stiven López.

Após o domínio sul-coreano por três ciclos olímpicos seguidos, foi a vez do domínio britânico, e de Jade Jones, reinar. Natural do País de Gales, Jade conquistou sua primeira medalha de ouro disputando os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Na final, a britânica bateu a grande favorita ao ouro, a chinesa Hou Yuzhuo, bicampeã mundial em 2009 e 2011. Os bronzes ficaram com a francesa Marlène Harnois e a taiwanesa Tseng Li-cheng. Quatro anos depois, na Rio-2016, Jade Jones se sagrou bicampeã olímpica batendo na final a espanhola Eva Calvo por 16 a 7. Kimia Alizadeh, do Irã, e Hedaya Malak, do Egito, conquistaram as medalhas de bronze.

taekwondo
A britânica Jade Jones é a atual bicampeã olímpica no peso pena feminino 57kg (Reprodução)

Medalhistas do peso pena feminino 57kg nos Jogos Olímpicos

JogosOuroPrataBronze
Sydney-2000Jeong Jae-EunKORTrần Hiếu NgânVIEHamide BıkçınTUR
Atenas-2004Jang Ji-WonKORNia AbdallahUSAIridia SalazarMEX
Pequim-2008Im Su-JeongKORAzize TanrıkuluTURDiana Lopez
Martina Zubčić
USA
CRO
Londres-2012Jade JonesGBRHou YuzhuoCHNMarlène Harnois
Tseng Li-Cheng
FRA
TPE
Rio-2016Jade JonesGBREva CalvoESPHedaya Malak
Kimia Alizadeh
EGY
IRI

Quadro de medalhas geral do peso pena feminino 57kg nos Jogos Olímpicos

PaísOuroPrataBronzeTotal
Coreia do Sul3003
Grã-Bretanha2002
Peru0112
Estados Unidos0112
China0101
Espanha0101
Vietnã0101
Taipei Chinês0011
Croácia0011
Egito0011
França0011
Irã0011
México0011