Siga o OTD

Kumite +68kg feminino

Jogos Pan-Americanos – Lima 2019 – Caratê – Kumite +68kg feminino

Calendário e resultados

Em Lima 2019, os torneios de caratê acontecerão já na reta final dos Jogos Pan-Americanos. De acordo com o calendário do evento, os combates devem ocorrer entre os dias 9 e 11 de agosto, data da cerimônia de encerramento da competição.

Local da competição

Polideportivo Villa El Salvador

Local: Lima

Capacidade: 6.100 torcedores

Nossos pódios

A categoria acima de 68kg estreou na história dos Jogos Pan-Americanos em Guadalajara 2011. De lá para cá, o Brasil esteve no pódio justamente há quatro anos, na última edição da competição, em Toronto 2015. Na primeira fase, Isabela dos Santos teve duas vitórias e uma derrota na chave, avançando para a sequência das disputas. Já pelas semifinais, tropeço por 5-1 diante da equatoriana Valeria Echever, que conquistou o título naquele ano. Mesmo assim, Isabela teve o melhor desempenho brasileiro na categoria e fechou sua participação com a medalha de bronze.

Medalhistas

ANO Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
2011 Maria Castellanos
 Guatemala
Xunashi Caballero
 México
Olivia Grant
Canadá
Claudia Vera
Chile
2015 Valeria Echever
Equador
Camélie Boisvenue
Canadá
Yeisy Piña Ordaz
Venezuela
Isabela dos Santos
Brasil

Quadro de medalhas

Posição País Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Total
1  Equador 1 0 0 1
 Guatemala 1 0 0 1
3  Canadá 0 1 1 2
4  México 0 1 0 1
5  Brasil 0 0 1 1
 Chile 0 0 1 1
 Venezuela 0 0 1 1

O esporte

O objetivo do caratê é derrotar o adversário utilizando socos e chutes para marcar pontos. No final do combate, o competidor com o maior número de pontos é declarado o vencedor (ou antes do fim, caso um deles alcance oito pontos de vantagem sobre o oponente). Os atletas são colocados em categorias de acordo com seu peso.

A duração do kumite é de três minutos para o adulto masculino (individual ou equipe) e de dois minutos para o adulto feminino. A duração nas categorias inferiores depende do critério da organização do evento. A pontuação é limitada às seguintes áreas do corpo do adversário: cabeça, rosto, pescoço, peito, abdômen, lado e costas.